A relação entre drones e empresas, inovação tecnológica

A relação de drones e inovação é estreita e possui uma ampla ligação baseada em aumento de produtividade, segurança e economia de orçamentos para empresas. Hoje iremos mostrar como se dá essa relação entre ambas as partes.

Sabendo que a tecnologia é inexorável, de tempos em tempos novos avanços bem como mudanças de processos aparecem e com isso surgem oportunidade para empresas, uma delas é a inovação, que contribui positivamente em um portfólio que facilita alguma atividade do setor que passa por essa mudança.

O conceito de inovação tecnológica

O escritor e economista americano, Tom Peters, define inovação para o mercado e os negócios com a frase:

“Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente.”

A princípio, para entender o que seria uma inovação tecnológica, podemos resumir como um processo ou produto da tecnologia que impacta positivamente resolvendo algum problema. Também traz valor, seja para o mercado ou pessoas, de forma que o resultado aumente a produtividade, ou até mesmo satisfaça alguma necessidade. Provoca uma disrupção em atividades e serviços, gerando um produto novo ou aprimorado.

Os drones se aplicam a esse conceito na seção de robótica com características que vêm se mostrando em evidência em forma de produtividade, economia e segurança no processo para vários setores.

Tome nota: se você quiser saber mais sobre definição e características de drone, acesse essa matéria

drones e inovação drone sobre o rio

Drones e inovação

Os drones inicialmente se destacaram pelo fato de captar incríveis imagens aéreas a um custo relativamente baixo e qualidade surpreendente. Houve novas propostas possíveis para outras áreas, desde então, ele vem sendo usado em engenharia, topografia, medicina, dentre outros. Caso queira saber mais sobre como é utilizado em cada área, você pode conferir alguns nesses tópicos abaixo e inclusive matérias anteriores que realizamos:

 

1) Audiovisual – A inovação nesse setor segue como economia, produtividade e mídias

drone e inovação audiovisual1.1 – Como dito lá em cima, o drone consegue captar imagens únicas e jamais vistas, então devido a isso, hoje o setor publicitário se beneficia de todas as formas possíveis como orçamentos, logística e até mesmo materiais ricos em mídia. A gravação com drones permite com que seja dispensado materiais e até mesmo equipamentos que demandariam horas para serem montados ou com custo elevado, como gravações com helicópteros e equipamentos para takes como dolly in/out, traveling, etc. Sugestão de leitura: Audiovisual com drones

1.2 –  As mídias geradas pelos drones podem impactar em setores alternativos, como o imobiliário, dando a opção de entregar imagens sobre como será a vista do imóvel e até mesmo ao redor por outra perspectiva ou em forma de divulgação a um custo menor. Sugestão: Drones e imobiliária

2) Indústria – O setor se beneficia em inspeções, mapeamentos e espaço confinado

1/5

2.2 – A inovação nessa área é ligada a inspeções nas alturas, onde tradicionalmente precisavam mobilizar uma equipe e até mesmo pausar atividades para não oferecer risco ao alpinista, em que subia as superfícies e realizam o trabalho manual, foto por foto, aonde poderia haver um problema na estrutura do item a ser inspecionado. Sugestão: Inspeção offshore

2.1 – Demais setores na indústria têm se beneficiado com drones, tecnologia com design mais resistente e até mesmo mais elaborado para diversas atividades como ramos offshore, siderúrgicas e até mesmo espaços confinados (áreas de riscos para quem faz inspeção). Sugestão: Drone para espaço confinado l Siderúrgica se benefícia com drones

2.3 – A exemplo, o drone realiza a inspeção remotamente a 30 metros de distância, com isso, dispensa a necessidade de chegar próximos ao ativo em funcionamento. Com isso, não é necessário interromper a produção durante a inspeção remota. Sugestão: Mercado de trabalho com drones

Drones x Inovação – Um exemplo real em empresas

drones e inovação estudo de caso

Realizamos um estudo de caso(para mais detalhes, acesse aqui) de um serviço prestado em uma plataforma offshore, então chegamos seguintes conclusões:

1 – Um drone consegue mostrar que inovação é um processo maravilhoso, a capacidade de executar uma inspeção visual vai além de captar imagens aéreas e detalhadas.
2 – Olhando mais de perto, é possível reduzir as chances de acidente de trabalho, pois dispensa o uso de um alpinista de trabalho e a preocupação de preparar o local para sua subida, o que levaria semanas, pararia toda a operação de uma torre de flare por exemplo, e ainda por cima impactando na produtividade.
3 – Há diversos custos envolvidos, um deles se dá a custo não planejado onde a produção de barril de petróleo não é interrompida nesse processo, com isso gerando economia de milhões. Para ser mais exato, $36 MM.

Como o drone pode inovar nas empresas?

Conforme citado acima, algumas áreas que podem se beneficiar da versatilidade, como mostra o próprio estudo de caso em plataforma offshore. Devido a essa flexibilidade, empresas podem se beneficiar ampliando a abrangência para outros setores, confira algumas características listadas:

  • Coletar dados a um custo mais em conta e seguro
  • Agilizar processos e relatórios que durariam semanas, em dias
  • Oferecer precisão de informações através de tecnologias que podem ser acopladas ao RPA
  • Disponibiliza imagens com nitidez de inspeções e até mesmo monitoramentos, além da possibilidade de ser em tempo real
  • Economia no orçamento devido ao custo somente do aparelho e por conta de sua versatilidade
  • Melhora a segurança do trabalho, onde o seu custo é inestimado, pois, dispensa atividades humanas de risco, como trabalhos em alturas ou espaço confinado
  • Por ser acessível e versátil, o drone pode ser multi tarefas e até mesmo menos invasivo, como em gravações e inspeções prediais
  • Serviços remotos como entrega, termografia para pontes, viadutos e demais estruturas

Se você gostou dessa matéria, compartilhe e não deixe de acessar outras matérias, são leituras de 3 a 10 minutos sobre drone e o seu mercado.