Inspeção offshore com drone

Saiba como a inspeção offshore com drones é uma inovação disruptiva, entenda como é feita e qual o diferencial no processo de entrega do relatório da inspeção.

A inspeção aérea com drone é um método rápido e econômico que tem como diferencial a aquisição de imagens da estrutura a ser inspecionada sem a necessidade de envolver o colaborador no serviço em altura. São áreas que apresentam risco e possuem difícil acesso, sobretudo em locais como torres de flare, casco de navios e plataformas, bem como espaços confinados (tanques e dutos de ar dentre outros locais internos e externos).

Certamente é necessário profissionais especializados para realização deste serviço, por isso a DR1 Inspection visa atender o padrão que as empresas offshore exigem de segurança. Além disso, baseado em diversas inspeções realizadas, é uma tecnologia bastante confiável, pois não prejudica o processo de produção por paradas não programadas ou por fatores de risco humano, gerando excelentes resultados.

Inspeção tradicional x drone

Inspecao offshore com drone

Embora as inspeções tradicionais sejam conhecidas no mercado, o drone aumenta muito a produtividade e economia no processo, além de ser uma tecnologia estável.

Então uma vez com o drone adequado para segurança do voo, documentação e autorização da ANAC em dia, o drone leva vantagem em:

  • Ficar livre de trabalho em altura
  • Gerar uma economia de milhões
  • Inspeção com ativos em funcionamento
  • Atuar em diferentes projetos de inspeção

Os benefícios da inspeção com drone

Ademais, na inspeção offshore usando um RPA (Drone), podemos citar mais benefícios:

  • Planejamento mais assertivo da manutenção de prevenção.
  • Captação de imagens ampla e completa, com detalhes nítidos até em áreas de difícil acesso.
  • Maior segurança na inspeção, pois não há risco de queda. Além disso, a chance de acidente de trabalho durante a operação é bastante reduzida.
  • Dispensa equipamentos, como cordas, andaimes, helicópteros reduzindo o custo da operação.

Como é feita a inspeção com o RPA (Drone)

Primeiramente é feito todo um planejamento da operação como checklist dos documentos necessários e uma análise de risco do local a ser inspecionado e das condições climáticas.

Então após o planejamento, é preparada a logística e embarque dos equipamentos e operadores para ser realizada a inspeção offshore com o drone. Durante a inspeção, um operador de drone controla o equipamento e o inspetor controla a câmera, assim, coordenando os pontos a serem inspecionados. Na DR1 trabalhamos com os clientes para digitalizar os resultados das inspeções e maximizar o benefício dos dados capturados por drones.

Ainda durante o embarque, é feita a coleta das imagens e separada para os especialistas, aonde eles irão se encarregar das imagens e envio para o inspetor preparar o relatório final para entrega. Uma vez com o relatório, a empresa tem um acesso bastante detalhado e com imagens de qualidade da inspeção realizada.

Para entender melhor, confira um trecho em vídeo do processo de inspeção

O drone como uma inovação disruptiva

Apesar de o drone ser uma tecnologia relativamente nova, sua estabilidade e desempenho mostram que ele tem tudo para continuar melhorando a produtividade, segurança e economia de custos. Assim, evitando processos longos, complexos e perigosos em diversas áreas. Inclusive fizemos um estudo de caso sobre inspeção offshore de um de nossos clientes que você pode consultar aqui.

Se você se interessou por inspeções com drones, você pode consultar um de nossos especialistas para seu projeto.