Hoje em dia, comprar um drone já é uma realidade próxima dos consumidores, seja para empresa ou uso pessoal. Mas, além dos conhecimentos técnicos que você deve ter para pilotar, a manutenção de drones também precisa ser prioridade.

O drone pode ser visto como uma espécie de câmera voadora para captação de imagens exclusivas em alta resolução. Então, assim como o fotógrafo deve ter cuidados especiais com sua câmera, o piloto precisa ficar atento à limpeza do seu drone e ter boas práticas com o aparelho.

Continue a leitura e aprenda como fazer uma revisão adequada do seu equipamento, evitando assim prejuízos ou imprevistos!

Cuidados necessários antes de voar

Antes de fazer uma manutenção corretiva de drones, é importante saber que alguns cuidados devem ser tomados antes e durante o voo, para que o equipamento tenha um bom uso e você não tenha problemas futuros.

Como medidas preventivas, podemos listar a experiência em pilotar, assim como o conhecimento de regulamentações de uso. Apesar de ser um aparelho comandado por controle remoto, aparentemente de fácil uso, se o piloto não tiver um pouco de conhecimento sobre configurações e funcionalidades, pode ocasionar acidentes, por exemplo. Por isso, pelo menos nas primeiras vezes, tenha alguém experiente. Outra medida importante, é verificar a atualização dos softwares junto ao fabricante.

Se o equipamento for alugado, peça um treinamento dos profissionais para as primeiras pilotagens. Caso seja um produto próprio, conte com o suporte da loja que lhe fez a venda. Quanto mais seguro se sentir, melhor será a experiência.

Também é relevante ter conhecimento sobre as regras de uso do drone, como certificados da ANAC e ANATEL, assim como os seguros obrigatórios no caso de voos não recreativos, pensando na segurança de quem vai pilotar e também na de terceiros.

Planejamento e análise da área

A fim de cuidar do seu drone e evitar possíveis estragos durante o voo, tenha um planejamento de como serão feitas as imagens do seu projeto. Conheça a área que vai sobrevoar e tenha certeza de que é um espaço amplo e não vai contar com a presença de outras pessoas por perto. O uso de drones é recomendado somente em lugares abertos justamente para que haja espaço suficiente de voo sem que o aparelho se choque com outras coisas ou pessoas.

Mesmo usando VANTs para inspecionar o andamento do projeto ou para coleta de dados, construtoras civis, por exemplo, devem ter o cuidado de trabalhar com drones em uma distância aceitável das instalações. As imagens são feitas em alta resolução e não há necessidade de se aproximar tanto, pois de longe se consegue capturar imagens nítidas.

Limpeza do drone

A manutenção de drones não é apenas preventiva. Ao ficar exposto, o equipamento tem contato com maresia, poeira, insetos, pássaros ou outro tipo de sujeira que necessita de reparos. Com isso, é importante ter cuidado com a forma que a limpeza é efetuada.

Quando se trata de empresas de aluguel de drones, os profissionais responsáveis por essa revisão têm todo cuidado e treinamento para higienizar dentro e fora do casco. Por outro lado, a limpeza pode ser feita em casa mesmo, com produtos de uso diário. Para tanto, use flanela de microfibra, pincel e bombinha de ar para limpeza. Tenha cuidado ao limpar para que não deixe resquícios de produtos ou o equipamento molhado.

Para uma boa preservação do aparelho, tire o excesso de sujeira com a flanela úmida, depois passe o pincel nas cavidades. Tenha cuidado com a câmera durante todo o processo.

Limpeza da câmera

No geral, as câmeras (de drones ou não) possuem proteção contra poeiras e são resistentes, pois podem sofrer danos durante sua operação. Contudo, é pertinente ter atenção ao manejar.

Para a higiene da câmera do drone, o ideal é retirar o filtro UV e higienizar com algum tipo de jato de ar pequeno. Retire o excesso de poeira, depois passe a flanela de forma delicada para não arranhá-lo. Evite limpar diretamente a lente do drone, pois, caso ela sofra algum dano, posteriormente isso pode comprometer as imagens.

Cuidado com a bateria

Além das manutenções preventivas e da limpeza do seu drone, as funcionalidades dele também precisam estar em dia para que ocorra tudo como o planejado durante o voo. Por percorrer longas distâncias enquanto está no ar, é importante checar a bateria antes de sair por aí. Se ela acabar no meio do voo, você pode perder o drone, já que a conexão será interrompida por falta de sinal.

O recomendável é usá-la com carga máxima. Em contrapartida, evite guardar a bateria com carga completa. Um meio termo entre 25% e 30% de carregamento é o ideal. Antes de usar, complete a carga. Com isso, você consegue garantir mais tempo de voo e assim boas imagens.

Acompanhe também o tempo de duração dela durante o uso, estando atento se ela sofre oscilações ou não. Assim você vai conseguir perceber quando ela estiver danificada, na medida em que, com o tempo de uso, é normal que ela sofra alterações.

Revisões periódicas para manutenção de drones

Manutenção de drones

No geral, a manutenção de drones pode ser preventiva para que você não tenha preocupações futuras ou imprevistos durante os voos, mas também é recomendável levar seu equipamento em revisões regulares com profissionais especializados.

Nesse tipo de revisão, é possível ter uma visão mais completa do drone, assim como checar se está tudo certo com as configurações e os comandos do seu aparelho. Isso evita, por exemplo, que haja perda de comunicação ou quedas por conta de uma hélice deslocada.

Na medida em que conseguem fazer uma análise mais técnica do seu drone, essa ajuda de empresas especializadas se torna significativa. Elas contam com profissionais treinados para inspeção interna sem danificar seu aparelho. Nesse sentido, pesquisar é o ideal para ter confiança no serviço que será prestado.

Conhecer o equipamento vai ajudar você a ter mais experiência e segurança durante o uso. Por isso, como já mencionamos, tenha mais atenção no começo e faça testes de voos com ele parado até que tenha firmeza suficiente para voos mais altos.

Ter a consciência de técnicas preventivas é importante para que você não tenha prejuízos com o equipamento. Atenção e cuidado na limpeza também garantem a durabilidade do seu drone. Caso não sinta segurança em abrir o equipamento, não hesite em procurar um profissional.

Então, este artigo foi útil para você? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também conhecerem essas dicas preciosas.