A Vale, empresa líder no setor de mineração, fechou um contrato de terceirização de mão de obra com o Grupo DR1 para a realização de serviços de inspeção visual em seus produtos de minério de ferro, pelotas e manganês. A inspeção foi conduzida em São Luís, no estado do Maranhão.

 

Com uma equipe altamente qualificada e experiente, o Grupo DR1,  executou as atividades de inspeção em nome da Vale e utilizou drones e outros equipamentos tecnológicos fornecidos pela mesma para identificar não conformidades nos produtos, anomalias e condições inseguras.

O contrato firmado entre a Vale e o Grupo DR1 teve um prazo previsto de 180 dias, incluindo um período de mobilização de 30 dias. Durante esse período, o Grupo DR1 foi responsável por cumprir rigorosamente o cronograma estabelecido, garantindo a qualidade e eficiência das inspeções realizadas.

 

Como parte do contrato, o Grupo DR1 teve a responsabilidade de credenciar seus representantes junto à Vale, fornecer benefícios aos seus colaboradores conforme acordos coletivos de trabalho e legislação vigente, e cumprir as regras de ouro da Vale e os requisitos de atividades críticas definidos.

A Vale, por sua vez, foi responsável por fornecer todos os equipamentos, instrumentos técnicos, veículos e instalações de apoio necessários para a execução das atividades de inspeção. Além disso, a Vale disponibilizou as informações e especificações relacionadas aos serviços, as normas de segurança e meio ambiente vigentes.

Tanto a Vale quanto o Grupo DR1 tiveram que cumprir os requisitos legais, procedimentos e políticas da Vale em relação à segurança, saúde e meio ambiente. O Grupo DR1 foi incentivado a adotar boas práticas nesses aspectos, com a divulgação de informações, treinamentos, comunicação de incidentes, disseminação de boas práticas e participação nos programas corporativos da Vale.

A capacitação dos empregados do Grupo DR1 foi essencial, com treinamentos introdutórios de saúde, segurança e meio ambiente, além de treinamentos específicos relacionados aos riscos e requisitos de atividades críticas. O Grupo DR1 também implementou programas de manutenção, inspeções de SSMA e ações corretivas conforme necessidades identificadas.

 

No decorrer do contrato, o Grupo DR1 teve de atualizar os documentos nos sistemas da Vale, contribuir para a evolução do Sistema de Gestão Vale (VPS) em relação a SSMA e participar das reuniões periódicas convocadas pela Vale.

A mobilização e desmobilização dos empregados e equipamentos do Grupo DR1 seguiram os procedimentos estabelecidos pela Vale, garantindo a consistência e confiabilidade dos dados. O Grupo DR1 cumpriu os requisitos legais de meio ambiente, segurança e saúde, atuando em total conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Vale.