No dia 08 de Junho de 2023, o Grupo DR1, maior empresa de inspeção com Drones do Brasil, fechou uma parceria com a VOTIX, empresa norte americana de softwares,  pioneira na plataforma de operação remota de drones. 

Com essa parceria, o Grupo DR1 se torna o patrocinador oficial da plataforma VOTIX no Brasil, podendo realizar a venda da linha de softwares diretamente para seus clientes.

 

A VOTIX é uma solução de software ‘’as a service’’ (SaaS) baseada em nuvem, independente de hardware e permite a integração de todas as partes móveis da operação do drone.

A VOTIX desenvolveu uma solução baseada em nuvem para fabricantes de drones, visando facilitar voos seguros em grande escala. Sua plataforma abrange uma ampla gama de aplicações, como inspeções, monitoramento, mapeamento, pulverização, semeadura, filmagem, fotografia, transporte, entrega e segurança.

Além disso, a VOTIX resolve desafios comuns da indústria de drones ao automatizar fluxos de trabalho, permitir voos autônomos e integrar diferentes sistemas críticos. A plataforma aumenta a eficiência do piloto, otimiza o investimento em drones e permite operações além da linha de visão visual (BVLOS).

 

 

A VOTIX desenvolveu a primeira plataforma capaz de fornecer orquestração de drones, operação remota e automação, sendo independente. Para melhor se adaptar ao timing e às necessidades do mercado, a VOTIX dividiu a plataforma em 3 produtos independentes, mas totalmente integrados: MANAGE, STREAM, FLY. Separadamente, esses 3 produtos podem atender a todas as necessidades dos usuários, respeitando suas prioridades, implementando-os em momentos diferentes. Quando combinados, o VOTIX fornece a plataforma mais poderosa para dar suporte às operações com drones dos usuários.

 

Gerenciamento- VOTIX MANAGE

O VOTIX MANAGE é um software completo de gerenciamento de drones baseado em nuvem para operações de drone. Essa função simplifica as operações e automatiza os fluxos de trabalho,  incluindo autorização em baixa altitude e capacidade de notificação (LAANC) em tempo real, economizando tempo e aprimorando a segurança e a conformidade.

 

Com essa ferramenta, os usuários podem importar e centralizar seus registros de voo, permitindo uma visibilidade imediata do voo, frota e desempenho. O VOTIX MANAGE organiza e analisa dados de missões, zonas de voo, logs, mídia, pilotos, drones e estações Drone-in-a-Box (DIB). Ele gera insights e percepções valiosas sobre as operações de drones de uma organização. Com painéis e relatórios intuitivos, é mais fácil o acesso às informações cruciais para melhorar a governança e comunicação.

 

Drone Live Stream- Transmissão ao vivo

O VOTIX STREAM oferece transmissão ao vivo de drone em HD, via nuvem para várias pessoas em diferentes locais. Ele usa o aplicativo móvel VOTIX SHARE (VXS) para coletar o sinal de vídeo e transmiti-lo diretamente para navegadores, além de permitir a transmissão simultânea para vários navegadores através do VOTIX Video Management System (VMS). Também é possível fazer transmissões ao vivo para plataformas de compartilhamento de vídeo como YouTube, Facebook, Twitter e Vimeo.

 

Com o VOTIX STREAM, é possível compartilhar vídeos de voo em tempo real de forma ampla. Os pilotos têm a capacidade de transmitir simultaneamente vídeos de vários drones para diferentes públicos e grupos. A segurança é priorizada, oferecendo opções de configuração do fluxo de vídeo, como aberto, baseado em PIN ou autenticado, que garantem proteção com criptografia avançada.
Operação remota de Drones (VOTIX FLY)
O VOTIX FLY é uma plataforma remota poderosa para controle de drones. Permite pilotar drones com segurança pela Internet de qualquer lugar, oferecendo controle total e streaming de vídeo HD de baixa latência. É compatível com drones de diversos fabricantes, permitindo operações automatizadas e manuais. Além disso, o VOTIX FLY integra-se em tempo real com sistemas de prevenção de colisões e utiliza inteligência artificial para recursos avançados.

 

O VOTIX FLY estabelece conexão com os drones por meio do aplicativo móvel VOTIX CONTROL (VXC) ou do VOTIX GATEWAY (VXG). Isso permite uma ampla gama de opções de conectividade, incluindo Wi-Fi e rede celular. O VXG é um dispositivo compacto equipado com conectividade 4G LTE e Wi-Fi, possibilitando a transmissão de dados em tempo real para a nuvem. Ele pode ser instalado no próprio drone ou em uma estação Drone-in-a-Box, tornando qualquer drone um sistema autônomo e conectado.