Rio Oil & Gas Expo and Conference, realizada pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) é o maior evento de Óleo e Gás da América Latina. Neste ano de 2018, a feira foi realizada do dia 24 á 27 de Setembro, no Centro de Convenções do Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

Com o lema “Transformando Desafios em Oportunidades” o evento centralizou uma perspectiva de avanço da indústria offshore, com a recuperação dos valores do petróleo e novos leilões previstos para 2018 e 2019. O projeto 360° foi produzido para agrupar toda a cadeia produtiva do setor com a finalidade de alcançar o mais importante objetivo coletivo: o crescimento e destaque deste setor no Brasil.

Rio Oil and Gas 2018          Rio Oil and Gas 2018

O intuito do evento foi criar perspectivas e caminhos para o futuro deste segmento no Brasil e no mundo, assim se tornando uma importante ferramenta para que os diferentes gestores que atuam direta ou indiretamente no setor possam alavancar seus produtos e serviços, bem como expor e defender suas teses e interesses.
A nova geopolítica do petróleo e gás e os desafios e oportunidades do setor de upstream também foram temas que atraíram a atenção dos participantes.

Os números demonstram como o evento Rio Oil & Gas representa uma excelente oportunidade para criar novos acordos comerciais e aumentar a competitividade a nível internacional. O evento também incluiu palestras, conferências e sessões técnicas que apresentou possibilidades a todos os participantes de discutir e aprofundar as principais questões relativas à inovação tecnológica.

Grupo DR1 na Rio Oil and Gas

Visto que o Grupo DR1 é movido por soluções inovadoras, nos empenhamos em participar do evento com o objetivo de interagir e compartilhar conhecimento com as organizações. Nosso envolvimento com a feira nos proporcionou produtividade, pois foi possível transmitir às companhias o entendimento das necessidades da utilização de drones no mercado e apontar os benefícios das tecnologias de acesso remoto para inspeção, e análise de integridade.

 

A inspeção visual por meio de drones, demonstra grandes benefícios comparada aos métodos tradicionais utilizados, minimizando os custos operacionais previstos e imprevistos, reduzindo consideravelmente o tempo de inspeção, e permitindo o recolhimento de imagens em alta qualidade e resolução com agilidade e segurança em aéreas de difícil acesso.

Em um estudo de inspeção visual de um Flare, comparamos os métodos convencionais do método com a utilização de um drone. Observe abaixo as diferenças de cada procedimento.

Inspeção Convencional Inspeção com Drone
Ativo Flare Flare
Tempo Total 6 dias 2 dias
POB 4 2
Risco de Acidente Alto Baixo/Nenhum
Paralisação da Planta Sim Não

Neste cenário é possível observar claramente as enormes vantagens e facilidades que essa nova metodologia possibilita à este mercado tão amplo, e que, no momento, almeja encontrar mecanismos que contribuam para sua competitividade internacional.