Aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de Maio o Brazil Windpower 2019, o maior evento voltado para negócios e projetos de geração de energia eólica no Brasil e na América Latina. Realizada na Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 10ª edição da Conferência e Exposição Brazil Windpower apresentou uma ampla programação incluindo workshops, pesquisas de mercado, cases de sucesso e entre outros temas importantes.

No decorrer desses 3 dias, foi possível interagir e conhecer os principais desenvolvimentos tecnológicos, as políticas atuais e estratégias empresariais do setor de energia eólica. Tudo isso sendo apresentado por grandes empresas do mercado nacional e internacional que exibiram as principais inovações da área, além de contar com cerca de 90 expositores trazendo técnicas de última geração.

Com mais de 75% do público participante da feira possuindo poder de influência e decisão em suas empresas, o evento se transformou em um ambiente completo de networking. A DR1 visualizou na conferência a oportunidade ideal para conhecer as últimas tendências deste ramo, além de conquistar parcerias e negócios promissores, visto que realizamos diversos serviços para a indústria de energia eólica.

A DR1 utiliza de inúmeros recursos modernos para a realização do serviço de inspeção de turbinas eólicas com o uso de drones. Tanto para inspeções voltadas para a observação de danos externos, quanto para irregularidades internas, podendo inclusive detectar a delaminação das pás com o uso da termografia, assim identificando falhas por toda a turbina.

Esse método oferece diversas vantagens comparados a uma inspeção convencional, como por exemplo a rapidez que todo reconhecimento é realizado. Com o uso do drone a inspeção é feita 4x mais rápida já que elimina a necessidade de trabalhar em altura, dessa forma proporcionando uma grande economia de custos operacionais.

Abaixo os principais benefícios que uma inspeção de turbinas eólicas com o uso de drones oferece:

Imagem capturada pela DR1– Possibilidade de inspecionar locais inacessíveis;

– Imagens com qualidade elevada e alta definição;

– Processamento e análise de dados com precisão;

– Notificação de anomalias detalhadas e em tempo real;

– Verificação de trincas, desgastes, fissuras, erosão e danos por dentro e fora das pás;

– Identificação da estrutura das pás com o uso da termografia.

Muito tem se falado sobre o aumento do mercado global de drones para inspeção de turbinas eólicas, estima-se que a implantação deste procedimento deverá crescer em torno de 13% até 2021.  As funcionalidades dos drones nos serviços de inspeção trazem melhorias significativas nos projetos de manutenção da indústria eólica, um vez que sua aplicação agrega valor de inteligência operacional nas companhias.