Recentemente a DR1 adquiriu a Câmera Termográfica DJI Zenmuse XT2, um equipamento sofisticado e de alta capacidade, sendo o mais avançado e completo do mercado de inspeções. A câmera que é térmica, de sensor duplo e de visual 4k, fornece aos profissionais inúmeros benefícios com a qualidade da sua imagem que transforma elementos em informações, possibilitando a observação de dados térmicos e visuais durante o voo.

 

O conceito básico da termografia é captar a radiação infravermelha do equipamento ou sistema e a transforma em imagens térmicas que, posteriormente, são utilizadas para inspeções, processos e diagnósticos. Com a utilização da câmera termográfica acoplada ao drone, obter esses resultados se tornou acessível, prático e preciso, pelo fato de identificar falhas não perceptíveis a olho nu.

 

O uso da tecnologia de inspeção termográfica com drones proporciona um reconhecimento seguro e com muito mais valor agregado a busca de resultados. Além de trazer dados transparentes, o uso da inspeção termográfica com drones oferece inúmeros benefícios. Veja abaixo alguns deles:

  • menor gasto operacional assim gerando uma ampla economia nos custos;
  • maior segurança pois apresenta poucos riscos na operação;
  • alta qualidade por conceder imagens capazes de captar informações com precisão;
  • agilidade por fornecer menor tempo de realização e não possuir a necessidade de pausar toda a produção;
  • eficiência por identificar anomalias em tempo real;
  • assertividade nos relatórios gerados por apresentar dados analíticos detalhados.

Existem diversos tipos de mercados em que a inspeção termográfica com drones pode ser aplicada, sendo possível identificar variações de temperatura detectando falhas, sobrecargas, superaquecimento e curtos, em locais como tubos danificados, painéis solares, torres de transmissão, torres telecomunicações, para-raios, turbinas eólicas, telhados, pontes, edifícios altos, construções dentre tantos outros.

Confira abaixo uma amostra da última inspeção realizada pela DR1.