Topografia com drones realizada pela DR1 para empreendimento imobiliário

Na segunda metade de 2019, a DR1 realizou serviço de topografia com drones em uma área de 200 hectares no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, a fim de levantar dados para construção de um empreendimento imobiliário. Por isso, o objetivo da contratação do serviço era para o setor de planejamento e arquitetura de uma construtora para saber quantos prédios poderiam ser construídos no terreno, bem como número de blocos e o tamanho do condomínio.

Desafio

Posto que a topografia para um terreno com uma certa complexidade equivalente a 200 hectares, se feita pelo modo convencional, levaria em torno de 3 meses para ser realizada. Seria preciso 4 equipes em trio de pessoas. Além disso, seria preciso levar em conta o custo dos equipamentos e a hora/homem.

Para entender de forma sucinta, observe o exemplo para 24 hectares do site da Autodesk, referência em softwares 3D, confira:

Fonte: https://blog.dronedeploy.com/how-to-leverage-drone-generated-point-clouds-in-bim-software-a795546e6154

Assim, o tempo de uma topografia convencional pode ser considerado longo, quando em contraste com a topografia com drones.

O mapeamento GPS utilizando um drone adequado consegue contornar facilmente os obstáculos, aumentar a segurança no trabalho e dispensar equipamentos diversos usados na topografia convencional. Em vista disso, a DR1 foi contratada para o serviço devido a sua experiência e profissionais adequados para a tarefa, a operação contou com 1 topógrafo e 1 piloto de drone para execução deste serviço.

O processo da topografia com drone

Em síntese, o drone levou 2 dias de sobrevoo de campo para mapear e 15 dias de processamento de dados no escritório. Para aumentar a precisão foram utilizados nuvens de pontos combinadas com pontos de controle. Como resultado, os produtos entregues foram:

  • Ortomosaico
  • Modelo Digital de Superfície
  • Modelo Digital de Terreno
  • Curvas de Nível
  • Vetorização de ruas, PV, boca de lobo, postes, redes elétricas, etc.
  • Planta topográfica (DWG e PDF)
Ortomosaico entregue
Ortomosaico entregue
Ponto de controle
Ponto de controle

Benefícios ao cliente

Por fim, os benefícios ao cliente foram economia de mais de 60% do orçamento previsto para um terreno de 200 hectares, otimização do tempo de mais de 70% da topografia com apenas 5 dias de operação.

Nota : A única dificuldade durante a topografia foram áreas de sombras como árvore e telhado e analise arbóreas

Inspeção Offshore com drones reduz o montante de US$ 33,6 milhões

 

Se você tem interesse em realizar topografia com drones para seu terreno, Faça uma consulta.