Uma equipe de filmagem estava gravando dentro do mercado quando uma das clientes foi atingida por drone em voo.

Uma cliente, que não quis se identificar, sofreu escoriações no pescoço e parte do rosto em um supermercado da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O fato ocorreu na quarta-feira (06) às 11:00, durante o horário de grande movimento no supermercado. Após o acidente, ela prestou queixa na delegacia para registrar o ocorrido. Por mais que o acidente tenha lhe machucado, a cliente relatou que passa bem. O acidente ocorreu por uso indevido do equipamento na área de segurança permitida pela legislação.

Fatos como esses só indicam em como é importante seguir a regulamentação e respeitar a área de segurança para que não aconteça acidentes como o ocorrido com o Enrique Inglesias em Maio de 2015 durante um show ao tentar segurar o drone.

Conforme citado em um artigo anterior sobre legislação de drones é de extrema importância saber operar e ter qualificação técnica, bem como responsabilidade para sua operação a fim de evitar uso indevido.

Vale ressaltar as recomendações feitas pela própria ANAC

  • para manusear um drone, o piloto precisa ter idade mínima de 18 anos;
  • caso o piloto não tenha cuidado com os voos próximos a outras pessoas, causando acidentes, ele pode ser processado;
  • a Agência Nacional de Aviação Civil não permite, em sua legislação para uso de drones, que os VANTs sejam utilizados para realizar quaisquer tipos de entrega de produtos. Por mais que você já tenha visto notícias que a Amazon realiza entregas de produtos por drones, aqui no Brasil essa prática ainda não é permitida.
  • se você tem um drone com peso entre 250 gramas e 25 quilos, ele deve ser registrado e cadastrado junto à ANAC.

Sobre o uso do drone

Embora os  drones estejam popularizados hoje em dia e muitos utilizados seja de forma recreativa ou para diversos serviços que necessitam de produtividade, atividades industriais, dentre outras demandas do mercado, ainda sim há muitas empresas operando sem a qualificação necessária, podendo causar acidentes durante a execução das atividades e pondo em risco vidas de terceiros.

O drone precisa ser bem operado, e é necessário ser bastante cauteloso ao utilizá-lo. Assim como na aviação, é essencial seguir a legislação para manter a segurança em primeiro lugar, ja que seu uso indevido pode resultar em processo judicial.

Seu uso demanda treinamento e bastante atenção ao ser manuseado, haja vista que o tipo de documentação e os procedimentos a serem seguidos são com base nas características de cada drone. A exemplo, existem regras para drone divididas em três categorias, até 250 gramas, 250 gramas a 25 quilos e 25 quilos ou mais. São procedimentos que demandam documentação e em alguns casos até registros junto a ANAC bem como documentação necessária.

ANAC e DECEA

Essa documentação é necessária para a pessoa esteja ciente e o drone esteja registrado, além do mais, a qualificação permite com que o operador possa realizar operações com o drone de forma consciente, por isso é importante seguir as regras vigentes na ANAC e DECEA. Em lugares povoados, como cidades, o drone pode subir até uma altura de 40 metros, com uma velocidade limite de 40 km/h. Vale lembrar aos operadores de drone, que é preciso respeitar um limite de 30 metros de distância horizontal de pessoas.

Já nas áreas rurais (não povoadas), os números aumentam, podendo atingir a uma altura máxima de 50 metros e velocidade de 100 km/h. Já a distância em linha horizontal, nesse caso, é de 90 metros. É necessário ter cuidado para não ultrapassar os 90 metros, pois existe o perigo de colisão com helicópteros, o que pode ocasionar acidentes graves.

Ressaltando que é preciso de um seguro para o drone, para caso de acidentes com o drone e a terceiros.

Penalidade

Em casos de descumprimento de qualquer regra viabilizada pela ANAC, em qualquer circunstância, o piloto pode responder por processo administrativo, civil e criminal.

Todos esses procedimentos são feitos para garantir a segurança e evitar que ocorram acidentes como o citado acima.

Com base neste ocorrido, separamos 4 artigos informativos com o objetivo de sinalizarmos o uso correto de drones:​