Você deseja ter um drone legalmente cadastrado, para mostrar todo o profissionalismo do seu trabalho por meio dos seus vídeos? Essa é uma excelente ideia, contudo, há outras informações que você precisa conhecer para adquirir um equipamento desses com segurança.

Assim, uma das primeiras coisas que você precisa saber é que o cadastro de drone é obrigatório junto à ANAC. Mas não se preocupe! Continue a leitura que vamos mostrar como fazer isso!

Por que registrar?

Aposto que você não quer ter problemas com a fiscalização, correndo o risco de ser multado, quando estiver usando o seu equipamento para qualificar ainda mais o seu trabalho, não é mesmo? Por isso, é importante realizar o cadastro de drone.

Com esse registro, você contribui para a qualidade dos serviços prestados. E, mesmo que não seja necessária uma certificação para manuseá-lo, você fica por dentro das leis de uso e consegue evitar incidentes embaraçosos.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), toda aeronave não tripulada, de uso recreativo ou não, que não voará além da linha de visada visual ou acima de 400 pés (120 metros) do nível do solo, entre outras especificações, deve ser registrada no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT).

Como fazer o cadastro de drone?

O processo inicial desse registro é bem simples e é realizado pela internet. Para preencher o cadastro, é preciso ter os dados do drone, por isso, ele deve ser feito após a compra do seu aparelho.

Com os dados em mãos, acesse o site do SISANT, você vai precisar criar uma conta, cadastrar uma pessoa que será o piloto do drone – pode ser você ou a empresa.

Algumas informações pessoais serão solicitadas, bem como, as do produto, seu número de cadastro – você é quem vai escolher  –, o modelo, o fabricante do drone e o número de série.

Pronto! Finalizando o cadastro de drone, você deve baixar o certificado para deixar junto ao objeto, sempre que for utilizá-lo. A validade do seu registro é de dois anos, fique atento para sempre renovar o seu uso.

Se o seu drone não estiver registrado corretamente e você for abordado, poderá perdê-lo, além disso, ainda será multado pelas autoridades e terá que responder alguns processos.

Outras informações de segurança

Além do certificado é importante saber que o seu drone precisa de um seguro, que também é obrigatório, o nome dele é RETA (Responsabilidades do Explorador ou Transporte Aéreo) que garante danos pessoais ou materiais, seja para passageiros, tripulantes e suas bagagens, a terceiros no solo e a outras aeronaves, no caso de colisão. Ele é vinculado ao número de série do equipamento.

Entretanto, além do registro e do seguro, é importante ficar por dentro das regras da ANAC e do selo da ANATEL, bem como da liberação de voo do DECEA, tudo isso para você fazer um bom uso do seu drone no espaço aéreo.

Assim, é importante saber em quais áreas o seu uso é proibido e quais são os cuidados que você deverá ter ao pilotá-lo, por exemplo.

Para garantir a sua segurança, procure por empresas de qualidade, que sejam bem recomendadas, que ofereçam suporte e informações completas para seus clientes como os certificados e seguros obrigatórios do equipamento, e não se esqueça de fazer o cadastro de drone.

Desta forma, você pode usar o seu aparelho tranquilamente e ainda tem a quem recorrer, sempre que precisar de algum auxílio.

Você sabia que nós estamos no Facebook? Então entre agora mesmo, curta a nossa página e veja as nossas novidades no seu feed de notícias!