Como o drone pode ajudar na medicina

Há um tempo atrás publicamos uma matéria sobre inteligência artificial e como ela trabalhava junto ao drone para executar diversas tarefas em áreas do mercado, sobre isso, é bom pontuar em como a área de saúde vem utilizando essa tecnologia para socorrer pessoas. Hoje iremos falar sobre como o transporte de carga com drone é um meio viável até para salvar vidas conforme sinaliza a CNT.

Os drones para além das funções

Um VANT pode colaborar para a medicina no transporte de cargas e atingir locais de difícil acesso ou até mesmo lugares atingidos por desastres naturais. Como citado no artigo da CNT, e em outras notícias relacionadas, abaixo iremos listar algumas situações em que o drone pode ser útil para medicina.

  • Transporte de exame de sangue – Em locais distantes, o exame de sangue poderia perder a validade se feito por transporte comum, que levam até dois dias para serem entregues, haja vista que são exames de sangue vindo de regiões distantes.
  • Suporte médico e de suprimentos – Em locais aonde ocorreram desastres naturais, como no Nepal, drones foram utilizados para enviar mantas térmicas, capas de chuvas e suprimentos, além de fazer um mapeamento da situação no território atingido.
  • Ajuda em entregas hospitalares – Optar por transportar amostras de sangue e medicamentos via entrega terrestre ou aéreo de um prédio para o outro. Acelera a entrega e evita um custo caro de transporte pneumático do suprimentos e exames médicos.

drone-entrega

Outras funções

Há também projetos para salvar pessoas de afogamentos e até mesmo ajuda para idosos com a aeronave não tripulada.  Como vimos, o drone pode mudar a forma como trabalhamos e atuamos na ajuda humanitária, sempre poupando tempo e aumentando a efetividade das tarefas.