Os drones revolucionaram muitas áreas da vida humana — desde a construção civil e a segurança até a produção cinematográfica e o entretenimento. Hoje em dia, o uso desses aparatos já é uma realidade palpável e, cada vez mais, faz-se vídeos com drones excelentes e que tiram o fôlego.

Claro que outros avanços contribuíram enormemente para essa popularização. O uso dos vídeos como ferramentas de marketing e de divulgação teve um crescimento exponencial, graças à expansão da internet em alta velocidade e ao sucesso astronômico das redes sociais.

Os controles e a transmissão de dados por tecnologia remota, o desenvolvimento de câmeras fantásticas cada vez menores e o aprimoramento dos controles e finesse dos drones também são outros fatores que contribuíram para essa revolução da imagem, com ângulos incríveis e ousados sem riscos para os cinegrafistas.

Claro que o equipamento, sozinho, não faz milagres. É preciso ter expertise em utilizá-lo, formação específica e experiência para criar incríveis vídeos com drones. Afinal, não é uma tarefa tão simples assim manejar um drone com tanta precisão.

Justamente por isso, trouxemos, neste nosso artigo, ótimas dicas para melhorar a qualidade das suas imagens. Confira!

Faça uma boa escolha do equipamento

Para se conseguir excelentes vídeos com drones, o primeiro passo é saber escolher o equipamento ideal. Cada drone tem especificações próprias sobre nível de controle, altura máxima, suporte de peso etc. Além disso, como o intuito é conseguir bons vídeos, a escolha da câmera também é essencial.

Aqui, é preciso tomar um cuidado muito especial. Não há necessidade de adquirir ou alugar o melhor equipamento do mercado se o intuito é gravar um vídeo familiar, uma recepção simples ou indoor. É como resolver matar uma mosca com uma bazuca, o que pode atrapalhar mais do que ajudar.

Isso porque equipamentos muito potentes podem também ser barulhentos, o que acabaria com a experiência de um casamento, por exemplo, embora sejam ótimos para construção civil ou shows. Por outro lado, equipamentos mais leves e fracos utilizados para grandes eventos podem acarretar em acidentes ou má qualidade da imagem.

Ademais, do mesmo jeito, é preciso atentar para a qualidade da câmera e o peso dela para o equipamento, bem como verificar se é potente o bastante para gravar o evento em questão. Ou seja, a escolha do equipamento deve ser tomada com base na necessidade que se apresenta.

Tenha cuidado com o manuseio

Drones são ótimos, mas ainda são equipamentos relativamente frágeis, no caso do uso civil. Quase todos os modelos do mercado são quadricópteros, que garantem uma excelente autonomia e controle de voo, mas que requerem know-how para serem devidamente operados e evitar perdas e acidentes.

Assim, é preciso ter bastante cuidado ao se utilizar um drone para filmagens, visto que eles se aproximam bastante de pessoas ou estruturas. O melhor jeito de evitar acidentes é prever as possibilidades de erros, e o mau uso é a principal causa deles, quando falamos de drones.

Busque conhecimento de padrões de voo

Falando em especialistas, a operacionalização dos drones deve ser feita por quem tem experiência e conhece os padrões de voo. Isso garante uma diminuição substancial nos riscos envolvidos com o equipamento e também maior manobrabilidade com o drone.

O conhecimento de padrões de voo é essencial para conseguir os melhores ângulos, colocar o drone na posição desejada para filmagem e também conseguir cenas mais estáveis, com a distância certa. Quem domina padrões, como fly-overs e orbite, e sabe como conduzir tiros e torná-los estáveis vai tirar a maior vantagem do equipamento.

Mantenha o controle correto do gimbal

Saber utilizar os dois eixos de voo simultaneamente e trabalhar dentro de padrões de inclinação ou panorâmicos demonstra o controle correto do gimbal e pode gerar imagens fantásticas. Assim, aprender sobre o gimbal é saber controlar o drone e executar as manobras variadas.

Existem aulas que podem ser tomadas para melhorar o controle do drone, além, é claro, de treinar muito. Esse treino, inclusive, é usualmente feito com minidrones, que são mais baratos e, em campo aberto, por vezes, mais difíceis de se manobrar. Quem consegue controlar um desses faz maravilhas com equipamentos avançados!

Tenha atenção ao tempo

As condições climáticas do dia são muito importantes para se conseguir os melhores vídeos com drones. Desde a velocidade do vento e possibilidade de chuvas, dados essenciais para uma boa pilotagem, até a incidência e direção da luz natural e horário de filmagem, são muitos os critérios que precisam ser considerados na hora de filmar.

Ventos fortes são o principal empecilho de uma boa filmagem. Assim, a menos que se conte com um equipamento poderoso, o ideal é deixar as filmagens de campos abertos para outro dia, caso o vento ultrapasse os 35 km/h.

Tenha acesso aos lugares

Uma das grandes vantagens de fazer vídeos com drones é que eles podem ir a lugares que pessoas não podem, por serem inacessíveis ou perigosos demais. Drones possibilitaram filmagens fenomenais de explosões de vulcões, lugares remotos ou visões panorâmicas de elevada altitude.

A aplicabilidade do acesso dos drones é imensa. Seja para uma foto, seja para um vídeo de casamento de um ângulo inusitado, seja para a filmagem de videoclipes, seja para o uso meteorológico e científico para coleta de dados, os drones têm uma versatilidade que pode contribuir muito para o desenvolvimento cultural e social.

Aprenda técnicas de filmagem

A aplicação de técnicas de filmagem é imprescindível para se obter o melhor resultado possível. Ou seja, o responsável pela gravação deve dominar o uso tanto dos drones como das lentes para saber o melhor ângulo possível ou conseguir conduzir de acordo com a visão da direção do vídeo.

Também é preciso usar a câmera certa, que se enquadre nos padrões de qualidade exigidos e que permita obter boas imagens. Em seguida, o tratamento dos vídeos e o processamento seguem as regras usuais de uma boa edição, quando feita por profissionais.

Os vídeos com drones são uma realidade que veio para ficar e um avanço que não só permitiu filmes, clipes e gravações fantásticas, como também facilitou áreas cruciais da economia, como construção civil, segurança, educação, saúde e desenvolvimento científico.

Com as dicas acima, fica mais fácil obter excelentes vídeos! Para mais orientações, siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Vimeo!