Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são grandes aliados das empresas de pequeno e grande porte quando o assunto é registrar imagens em alta qualidade, mas você já pensou em como eles podem ser úteis em segurança na construção civil?

A cada ano, novos modelos e novas funcionalidades estão surgindo no mercado, acompanhando a tecnologia. Por isso, o pequeno equipamento, que começou servindo apenas para missões militares, hoje é grande aliado na coleta de dados, facilidade de demandas ou para auxiliar profissionais de todas as áreas.

Estamos sempre mostrando como aplicar o uso de drones no setor civil e, desta vez, vamos contar como eles podem ajudar na segurança de empresas especializadas. Continue a leitura e saiba como a tecnologia é a sua grande aliada neste momento.

O que os drones podem fazer?

A curiosidade foi popularizando esses pequenos objetos e criando para eles funcionalidades diversas, que hoje facilitam o trabalho de empresas do setor civil, reduzindo custos e tempo na execução de tarefas de todos os tipos.

Não apenas fazem o registro de fotografias bonitas, de qualidade e diferenciadas por meio dos seus voos, mas também captam essas imagens em modo de dados, mapas, ou até mesmo passam informações de solo. Tudo isso com o objetivo de auxiliar empresas do setor civil.

Saiba agora como os drones podem ajudar você a ter mais segurança na construção civil:

Análise de dados aéreos

Antes do avanço da tecnologia com o uso de drones, ao iniciar um projeto, toda área deveria ser monitorada de maneira manual, com a ajuda de diversos profissionais especializados. Mas hoje, os VANTs são capazes de facilitar as demandas na área da topografia, por exemplo.

O que antes gerava altos custos por serem feitos com aluguel de helicópteros, levando horas ou até mesmo dias, hoje já é possível reduzir todo custo e trabalho a um serviço de cerca de 30 minutos.

Se antes era preciso que uma empresa disponibilizasse o profissional para pilotar, além do engenheiro civil e topógrafo, por exemplo, hoje uma única pessoa é capaz de fazer todo esse serviço, pilotando apenas o controle remoto do drone.

Além dessa facilidade de coleta de imagens, também é possível incluir serviços de observação de temperatura de solo no mesmo voo, já que sensores são acoplados aos drones, ou seja, você conta com opções extras de serviço com o mesmo aluguel do equipamento.

Mapeamento aéreo de forma rápida e eficiente

Um pequeno objeto guiado por um controle remoto é capaz de monitorar áreas coletando dados rapidamente e com qualidade de informação, reduzindo os custos com trabalhadores e, principalmente, preservando suas vidas.

Ao fazer um mapeamento de área usando drones, sua empresa coletará dados de maneira eficiente e tecnológica, captando mais informações rápidas, onde análises de dados podem chegar em tempo real.

Além disso, o mesmo monitoramento aéreo com drones é feito ao chegar com segurança aos locais de trabalho. Sendo assim, você reduz o risco de acidentes de trabalho, já que terá todas as informações antes mesmo de movimentar o seu pessoal para o trabalho.

Monitoramento de canteiro de obras

Um dos grandes problemas enfrentados por construtoras são os furtos de material. Mas com o uso de drones como objetivo de segurança na construção civil, você reduz esse custo extra, já que é possível contratar uma empresa que faça o serviço de monitoramento do canteiro de obras com o uso de VANTs.

Outra maneira de usar a tecnologia no canteiro de obras é a facilidade de acompanhar o andamento do projeto com redução de tempo, fazendo esse serviço mais vezes do que o habitual, quando os drones podem passar informações em tempo real para quem precisa dos dados.

Em vez de disponibilizar sempre um profissional que faça toda a rota, contrate uma empresa especializada em drones para fazer esse trabalho por vocês.

Inspeção em lugares inacessíveis

Além do monitoramento tecnológico, também é de grande ajuda que os drones acessem lugares onde uma pessoa teria dificuldades de ir ou correria riscos. Apesar de seu voo ser controlado, é possível chegar a lugares que uma pessoa teria acesso restrito, de maneira segura.

Ao contratar uma empresa especializada em uso de drones esse serviço é feito de modo seguro e qualificado, já que profissionais são treinados para fazer os voos das mais diversas versões.

Então, antes de começar um projeto ou até durante a construção, você pode avaliar a área com segurança na construção civil, sem colocar em risco a vida de seus funcionários.

Monitoramento de funcionários

Assim como pode usar a tecnologia com o objetivo de proteger a vida de seus trabalhadores, o uso de drones deve ser feito por empresas especializadas. Contrate-as para supervisionar o desempenho de seus colaboradores, bem como se usam os equipamentos de segurança do modo correto.

O avanço das obras com segurança na construção civil também é observado com o uso de drones, onde os voos servem tanto para coleta de dados quanto coleta de imagens em tempo real e em alta qualidade.

Com essa facilidade, não é preciso disponibilizar um engenheiro apenas para ter que observar o andamento dos funcionários e da obra, reduzindo o tempo de serviço desse profissional e, consequentemente, podendo direcioná-lo para demandas mais importantes e urgentes.

Fiscalização de áreasegurança na construção civil

 

A função de inspecionar prédios com a ajuda de um profissional reduz os custos e acidentes com o uso de drones, auxiliando na segurança na construção civil. Como?

Usando a facilidade que esses equipamentos têm de sobrevoar grandes alturas coletando imagens de qualidade tanto para filmes quanto fotografias. Além disso, você pode fazer medições de áreas e mapeamento em um mesmo voo.

Além da segurança na construção civil, é possível contratar uma empresa de aluguel de drones para fazer filmagens institucionais, por exemplo. Isso mostra toda a qualidade da sua marca, com filmes e fotografias em alta definição, valorizando ainda mais o serviço da sua empresa.

Saiba, agora mesmo, como contratar os serviços que vão ajudá-lo a ter mais segurança na sua empresa, entrando em contato com a DR1! Não perca tempo!