Com a capacidade de reduzir dias ou meses em horas, captar muito mais detalhes nas inspeções, mapear áreas com precisão e até mesmo monitorar o espaço, os drones vieram para ficar no setor de mineração, e hoje mostraremos alguns motivos. Será uma coletânea de artigos, matérias e estudo de caso que já postados aqui no Blog do Grupo DR1, o objetivo é gerar um insight ao considerar novas tecnologias, confira:

Como os drones estão remodelando a indústria de mineração e siderúrgica?

Saiba como os drones vêm remodelando a indústria de mineração e siderúrgica com mais segurança e produtividade. Essa mudança vem sendo significativa para o setor, como foi o caso de uma empresa parceira da DR1 que reduziu o custo de inspeção de telhas e chaminés em 80%, além de implementar soluções para outras estruturas e locais que o drone pudesse mapear ou vistoriar. 

Grupo DR1 fecha contrato de topografia

O Grupo DR1 avança na área de topografia no segundo semestre de 2021 fechando contrato com uma empresa de mineração com base em Itaguaí. As atividades contam diariamente com um topógrafo e um auxiliar de topografia.

Para o contrato em questão, serão executados os serviços listados abaixo em locais da mineradora como pátio, descarga, píer, linha férrea, dentre outro…

Monitoramento ambiental – Estudo de cavidade

O drone ao entrar nas cavas, consegue registrar tudo de forma mais rápida e segura através de uma varredura completa. Após essa coleta de imagens e informações, o drone consegue gerar diversas informações que auxiliam no estudo do local, dentre elas modelagem 3D da caverna, melhorando a noção de profundidade, volume e imagens nítidas do local. Também é possível analisar os detalhes da estrutura, vegetação, microrganismos, dentre outros tipos de fauna e flora;

Estudo de caso para topografia

A versatilidade e a automação das soluções de hoje, permitiram que os profissionais integrassem os DRONES aos fluxos de trabalho existentes para mapear grandes extensões de terra e gerar modelos de alta resolução. Esses dados tornaram possível analisar o mundo ao nosso redor com um maior nível de detalhes e com maior rapidez, quando comparado aos métodos de medições tradicionais, que utilizavam estação total e GPS.

DR1 | Elios 2 – O drone para espaço confinado

Com a chegada do Elios 2, esse procedimento se torna muito mais eficaz, pois este drone possui proteção especial que permite contato físico, por exemplo, com as paredes internas do local a ser inspecionado.

Além disso, ele possibilita uma inspeção em tempo mais curto do que nas inspeções tradicionais, tornando assim o procedimento mais produtivo, reduzindo assim custos, além de tornar muito mais seguro esta inspeção preventiva. Vale lembrar da importância de garantir a segurança do trabalhador. O Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho.

Se essa coletânea ajudou de alguma forma, aproveita e siga nossas redes para ficar por dentro do universo dos drones.