Há um tempo realizamos uma matéria sobre monitoramento ambiental, hoje iremos abordar um pouco um serviço que vem sendo feito para uma mineradora de inspeção em cavas. 

Preocupação com a reserva ambiental 

Ao adentrar em cavernas para operações, é preciso avaliar o impacto que o ambiente terá com a interferência humana, a exemplo, ao adentrar em uma montanha avaliar o que pode conter no ambiente, essa avaliação é feita antes de qualquer exploração ou modificação, pois esses locais são classificados como reservas ambientais. Essas áreas são encontradas normalmente em locais onde é realizada exploração de minério. 

No Brasil, é necessário vistoriar esses locais para preservação e otimização dos recursos naturais na finalidade de extrair de forma segura e sustentável para o ambiente e comunidade local, visando também a economia da região. Além disso, cavernas são uma reserva ambiental e pode conter organismos vivos, animais selvagens, dentre outros tipos de situações que envolvam fauna e flora, logo é importante ficar atento aos riscos humanos de se deparar com animais peçonhentos ou riscos estruturais.

Exemplo de patrimônio histórico, Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, território Metropolitano | Sérgio Mourão/Acervo Setur-MG

Enviando drones para tarefa 

O processo que seria feito de forma tradicional, com um especialista tirando foto, fazendo levantamento manual da geologia e avaliação de cada parte pessoalmente, foi substituído no processo por um drone de espaço confinado. 

O drone ao entrar nas cavas, consegue registrar tudo de forma mais rápida e segura através de uma varredura completa. Após essa coleta de imagens e informações, o drone consegue gerar diversas informações que auxiliam no estudo do local, dentre elas modelagem 3D da caverna, melhorando a noção de profundidade, volume e imagens nítidas do local. Também é possível analisar os detalhes da estrutura, vegetação, microrganismos, dentre outros tipos de fauna e flora; 

Com a utilização desta metodologia há a redução do efetivo para avaliar o local, o que melhora a segurança de se entrar em cavernas além do tempo de operação, gerando aumento de efetividade. Um processo mais rápido, menos custoso e mais produtivo. 

Isso só é capaz porque o drone consegue ser versátil, então ele pode tornar a operação tradicional melhor e mais assertiva. Como mencionado em outros estudos, o que antes era feito em semanas, horas, dias, pode ser levantado em menos tempo, podendo ser feito até em minutos. 

Lembrando que o drone consegue atingir a precisão solicitada por muitas atividades, ainda mais a de documentar e registrar cavidades, em que a exigência por órgãos de proteção ao meio ambiente é grande. 

Resultado esperado 

Como resultado, o material gerado de cada serviço supre o equivalente para até 3 equipes, de forma que cada setor avalie de forma diferente e tenha informações suficiente para tomada de decisão. O levantamento de informações mais assertivas do local sem a necessidade de adentrar com pessoas, resultam em maior segurança operacional, trazendo redução de acidentes de trabalho e perda de efetivo. 

Ademais, o drone sendo usado para registro das cavidades, é um ponto interessante, porque tal precisão e coleta de detalhe ajudam no registro de um patrimônio que irá para um banco de dados para região e também a nível nacional. O que ajuda a conhecer melhor locais até mesmo inexplorados pelo Brasil. 

Conheça o universo dos drones seguindo nossas redes.