O dia de um operador de drone foge um pouco dos empregos tradicionais, a versatilidade da aeronave não tripulada aliada aos diferentes cenários operacionais, torna o ambiente de trabalho extremamente dinâmico. Com isso, os pilotos precisam ser organizados e comprometidos com a segurança. 

Ao receber a tarefa a ser executada, o operador previamente prepara tudo conforme checklist, verifica cada componente para ver se está tudo em ordem como baterias, controle, case, câmera, dentre outros itens que farão parte da operação. 

Feita toda a organização, hora de solicitar os voos, essa parte é crucial para que o operador possa registrar seus voos, entregar um serviço de segurança, ter total controle sob a situação. 

O dia de um operador envolve fazer manutenção do drone como limpeza, testar a bateria para verificar se não está estufada, analisar se há alguma avaria, é como um checkup de um carro, sempre verifique antes de subir o drone no céu. 

Além disso, ele faz análise de risco da situação do local, porque um operador não pode trabalhar com incertezas, quando mais planejado, melhor será a produtividade e segurança da operação. É visto o que há de obstáculo, como árvores, pássaros, linhas de energia, prédios, dentre outros pontos observados ao redor. 

O operador estuda o manual dos drones e prática operações de voo constantemente, porque só assim consegue ter mais confiança no equipamento e na operação. O drone pode até ser versátil e atuar em diversas situações, mas sem um treino adequado dificilmente irá obter bons resultados. Não se trata de somente pesquisar sobre o assunto na internet, é preciso ter comprometimento. 

Diversos setores 

Visto que o dia de um operador envolve planejamento e comprometimento, essas duas características permitam com que seu dia a dia possa ser em diversos setores que esteja apto a trabalhar. 

Vale lembrar também que o operador no seu dia a dia mantém o foco na operação, então ele elimina toda distração durante o voo com o drone, isso é importante para manter a segurança na operação. 

Ele sempre planeja o voo, assim consegue otimizar ao máximo a bateria do drone e aumentar a produtividade durante a operação. 

Essas características aumentam a confiança das empresas nessa tecnologia, como resultado o operador vai ampliando seus serviços em diversos setores do mercado. 

O resultado de planejamento de uma dessas operações comprova, a exemplo, como nesse estudo de caso de um monitoramento em uma FPSO (link estudo de caso) houve uma economia ao longo dos 14 meses de milhões de dólares estando embarcado. 

Em uma outra matéria inclusive falamos sobre o mercado de piloto de drones, você pode verificar aqui. Link da matéria 

Relato de Valdir, operador da DR1 

(…) Pilotar um drone profissionalmente está longe de ser brincadeira ou um simples hobby, é uma profissão séria. 

O piloto precisa passar por um treinamento onde são ministradas aulas teóricas e práticas onde o futuro piloto adquire conhecimento e desenvolve as competências necessárias para conduzir a operação com segurança. 

Além disso, em algumas operações é preciso ter também um “copiloto” onde sua função normalmente é auxiliar o piloto em relação a alerta de obstáculos e outras aeronaves que possam oferece algum risco ao voo. 

Há também “copilotos” que, através de um controle auxiliar, operam em conjunto com o piloto onde normalmente controlam a câmera embarcada no drone para captação de imagens enquanto o piloto assume apenas os comandos da aeronave, isso garante uma operação mais segura. (…)  

Retorno financeiro 

O operador em recompensa por esse trabalho dinâmico, pode faturar até 8 mil reais mensais. Sua especialização ou maestria pode abrir portas para diversos setores. Em um mercado de publicidade, o operador pode obter diárias rápidas enquanto que em operação que envolve inspeção, mapeamento aéreo ele pode vir a receber valores maiores mensais. 

De qualquer forma, a profissão de operador de drone faz parte do futuro, pois sua dinâmica entrega resultados impecáveis como ganho de produtividade, aumento da segurança de trabalho, redução de custos que podem beirar a 70% dispensando equipamentos diversos. 

Isso tudo porque o drone vem evoluindo e se diversificando de tal forma que pode ser aproveitado em diversas atividades, como inspeção visual, mapeamento aéreo, filmagens aéreas, fotos, espaço confinado, agricultura, dentre muitas outras áreas. O que garante a fama de tecnologia versátil. 

Conclusão 

Essa matéria foi feita para levar algumas informações sobre a diária de um operador de drone a todos os operadores iniciantes ou quem busca se profissionalizar. 

Caso seja de seu desejo seguir a profissão de operador de drone, você pode consultar em nosso site sobre o curso que ministramos para operadores de drone. 

Acesse aqui para saber mais.