A DR1 é uma empresa que atua no mercado de soluções com drones há mais de 5 anos oferecendo diversos serviços como fotografia e filmagens aéreas, inspeção visual (incluindo espaço confinado), dentre outros. Um destes serviços é o transporte de cabo guia com drones, um tipo de serviço inovador e também pouco explorado no Brasil. Veja o vídeo no final desta matéria. 

O Projeto 

A DR1 foi contratada para o projeto de realizar içamentos de cabo guia para 9 torres de transmissão com um vão de 400 metros entre as torres. 

A solução apresentada pela DR1 foi utilizar um drone com um mecanismo de lançamento para o transporte dos cabos guia. 

O içamento tem como função transportar conexões de fios entre torres de energia, que se distanciam a centenas de metros de distância. Essa prática é usualmente feita com equipamentos que precisam seguir uma série de normas de segurança, como citado na postagem anterior sobre içamento de cabo guia, são equipamentos munk, guindaste, helicópteros, dentre outras opções. 

Desafios 

Na dura tarefa de transportar o cabo por terra, em seu trajeto há vários obstáculos e ameaças como terrenos com alto relevo, rios e animais peçonhentos. Devido a isso, realizar esta tarefa usando-se de um meio tradicional como o transporte por terra se torna algo trabalhoso e também perigoso. Além disso o custo é elevado e o prazo para execução da tarefa é extenso. 

O drone soluciona diversos destes desafios, mas dependendo de algumas questões como relevo, distância entre vãos e meteorologia, a solução com drones também possui seus desafios. 

Para este projeto a DR1 tinha apenas dois dias para efetuar o serviço, sendo que dependíamos de condição meteorológica e da equipe da contratante. A condição do tempo estava perfeita para o primeiro dia e com vento forte para o segundo dia. A equipe da contratante conseguia posicionar duas equipes por vez, permitindo que fosse feito apenas 1 lançamento por hora. 

Outro problema era a espessura do cabo adquirido pela contratante, que não era o ideal para a capacidade de peso que o drone utilizado transporta. 

Execução 

Com todos esses desafios, a equipe DR1 perdeu a manhã inteira do primeiro dia e quase 4 horas do segundo dia. Deixando assim apenas 8 horas totais de projeto para lançamento de 9 torres. 

Com o tempo limitado, a DR1 conseguiu lançar três cabos guias em torres no primeiro dia e cinco cabos no segundo dia. Os lançamentos foram feitos em terreno íngreme, com vegetação densa e vãos entre torres na média de 400 metros. 

Toda operação foi feita com drone em linha de visada, ou seja, modo de voo visual. 

O drone decolou de um ponto intermediário até a torra onde o cabo guia era conectado e depois içado até a outra torre. 

 Resultado 

A DR1 levou em média 25 minutos por torre.  

Como resultado, o tempo total decorrido do serviço de lançamento dos cabos para as 9 torres foi de dois dias.  

tempo reduzido de trabalho foi de 2 meses de operação e a redução de custo foi de 45%. 

O tempo de exposição ao risco dos trabalhadores foi reduzido drasticamente. 

Não houve qualquer tipo de supressão ao meio ambiente e tampouco necessidade de equipamentos tradicionais para o processo. 

Se você gostou dessa matéria, acompanhe o blog do Grupo DR1. Nosso blog dispõe de diversas matérias e conteúdo como estudo de caso que ajudam o mercado de drones a crescer, pois o objetivo é informar e até mesmo tirar dúvidas recorrentes dessa tecnologia. Para isso se inscreva nas nossas redes sociais e no nosso blog.