A Indústria está passando novamente por uma Revolução Industrial e, com isso, está trazendo melhorias em sua cadeia de processos e atividades.  

Pode-se considerar que a indústria dispõe agora de um sistema inteligente para monitorar e melhorar a tomada de decisões, onde possuem atuação física e virtual. Dentre as várias inovações resultantes da Indústria 4.0, os drones vêm obtendo grande destaque. 

Hoje iremos mostrar como a Indústria 4.0 tem usufruído da tecnologia dos drones de forma satisfatória na indústria. 

origem da indústria 4.0 

A indústria 4.0 tem avançado bastante na Alemanha onde ocorre um processo de automatização de forma interligada nas fábricas e atividades industriais. Assim, a melhor explicação sobre sua origem pode ser lida abaixo neste trecho do Sebrae: 

(…)DA ALEMANHA PARA O MUNDO 

A expressão ‘Indústria 4.0’ tem suas origens na Alemanha: foi utilizada em público pela primeira vez em 2011, durante a Hannover Fair – evento anual realizado na cidade de Hannover, com foco em inovações e novas tecnologias industriais. Sua autoria é atribuída a um grupo de pesquisadores alemães, que expunha no evento um projeto de desenvolvimento de Smart Factories (Fábricas Inteligentes). 

Apoiado pelo governo alemão e com a participação de empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa locais, o projeto acenava com uma mudança de paradigma nas fábricas. Por meio de sistemas físicos e virtuais (máquinas e programas de computador) articulados e interconectados ao longo de toda a cadeia de produção e logística, apresentava possibilidades de uma operação fabril mais autônoma, eficiente e produtiva.(…)Fonte:https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RJ/Anexos/Industria%204_0%20-%20WEB.PDF 

Temos nessa revolução não só automatizações mas também Inteligência Artificial e até mesmo a conexão entre objetos distintos conhecido como a “internet das coisas”, dentre outras características. Os drones se destacaram nesse meio pelo fato de proverem soluções remotas, seguras e de orçamento mais econômicos, além de acompanhamento e monitoramento de operações em tempo real. 

Exemplos dos drones na indústria 4.0 

drones na industria 4-0

As operações podem ser feitas em tempo real – Sim, o drone pode realizar o monitoramento e até mesmo procedimentos em tempo real, o que favorece a tomada de decisão, como foi o caso de um navio naufragado que precisou de monitoramento ambiental. Outro ponto é a possibilidade de transmissão para outros setores, gerando uma maior integração. 

Planta digital – Em um serviço de mapeamento aéreo, o drone capta imagens que podem gerar um ortomosaico que é capaz de ser digitalizado e, assim, gerar uma planta que possui diversas informações que auxiliam vários setores como topografia, engenharia e até mesmo arquitetura. Alguns exemplos dessas informações ricas em detalhes são as curvas de nível, modelos digitais de terreno e de superfície, dentre outras. 

Menor custo nas operações – O número de colaboradores necessários para executar uma tarefa é reduzido, há um aumento na segurança e a produtividade sobe expressivamente devido a agilidade nas operações. 

Maior controle e melhor otimização dos processos – Ao reduzir o número de colaboradores há um aumento na produtividade, pois o drone como parte das soluções da indústria 4.0, é capaz de executar diversas tarefas em tempo reduzido, diminuindo o número de horas de trabalho onde meses viram semanas e até dias. O controle da operação se dá durante o processo remoto e de forma programada ou orientada pelo profissional especialista junto de um operador de drone, resultando em uma operação mais assertiva. 

Veja um caso real de uma companhia 

drones na industria 4-0

Ternium escreveu uma postagem em seu blog oficial sobre as operações realizadas com o uso de drones na indústria 4.0 no qual a siderúrgica da companhia localizada no bairro de Santa Cruz no Rio de Janeiro. Nessa postagem afirmam que, somente com o uso desta tecnologia, sua produtividade nas áreas atendidas aumentou em 84%. 

Mensalmente são realizados 42 voos onde são inspecionados telhados e canais de drenagem em diferentes setores. São dispensadas montagens e desmontagens de andaimes que levariam dias para serem concluídas, o que reflete no aumento da produtividade, pois o processo se torna remoto. 

Além desse processo de aumento de produtividade, a companhia afirma que a extensão das soluções com drones em consonância da indústria 4.0 irá atender demandas em instalações críticas que necessitem de inspeções e monitoramento, posteriormente iniciando reparos após a coleta de informações obtidas pelo drone. 

Melhorando as tarefas tradicionais 

Logo, o reflexo dessa revolução gera novas soluções de inovação tecnológica em que visa melhorar as tarefas tradicionais, estas nas quais já são observadas em outros setores da indústria especialmente no setor de óleo & gás. 

Se você gostou dessa matéria não deixe de compartilhar e acompanhar nosso blog para mais informações sobre o mercado dos drones.