As inspeções visuais em espaços confinados são conhecidas por serem arriscadas, demoradas e caras. São caras e demoradas, devido à necessidade da utilização de andaimes, profissionais especializados e pelo tempo de inatividade do ativo. O tempo de parada de um ativo acaba sendo uma grande dor de cabeça para os Gestores dos Ativos.  Quanto a segurança das operações, estas inspeções são extremamente perigosas, exigindo equipes de trabalho especializadas em trabalho em altura e em espaços confinados.

Além de ser exigida pelos órgãos reguladores, a inspeção regular pode ajudar a prolongar o ciclo de vida do ativo. Um drone de Inspeção interna de Ativos, desenvolvido exclusivamente para essa demanda, como é o caso do Elios, traz segurança para as Inspeções Visuais e reduz dias de inatividade do ativo para horas, o que resulta numa redução de custos em até 90%.

Tem uma Inspeção em locais de difícil acesso? Seja bem-vindo a solução Elios by Flyability com a expertise de serviços prestados no Brasil pelo Grupo DR1.

Introdução

Na indústria de petróleo e gás, os trabalhadores usam enormes plataformas de perfuração offshore para perfurar em busca do petróleo no fundo do mar.

Em águas rasas, essas plataformas são sustentadas por colunas que descem até o fundo do oceano. Mas em águas profundas, elas são construídas para flutuar.

As plataformas flutuantes normalmente consistem em uma plataforma quadrada com uma coluna que corre para a água em cada canto, conectando-se a pontões subaquáticos gigantes que correm perpendicularmente às colunas.

Cada coluna contém um tanque de lastro, que contém água que é usada para controlar e estabilizar a flutuabilidade da sonda. Os pontões também contêm tanques de lastro, que podem conter ar ou água para ajudar a equilibrar a plataforma.

Dada sua importância para manter a sonda flutuando, as empresas devem inspecionar periodicamente as colunas e os tanques de lastro para garantir que estejam em boas condições de funcionamento.

Necessidades do cliente

No Brasil, administradores de um estaleiro na cidade de Angra dos Reis buscavam uma nova forma de inspecionar suas sondas de perfuração.

Eles já haviam feito inspeções enviando inspetores para suas colunas e tanques de lastro usando acesso por corda. Mas essa abordagem era perigosa e cara, pois aumentava o tempo de inatividade em que a sonda não podia ser usada para perfurar.

Para melhorar a segurança e reduzir paradas, os administradores do estaleiro procuraram o Grupo DR1 e pediram para eles realizarem uma inspeção teste no tanque por drone.

Solução

Após uma reunião de planejamento inicial, o DR1 Group trabalhou em estreita colaboração com o estaleiro para preparar duas missões de teste que demonstrariam como os drones poderiam atender às necessidades do estaleiro para suas inspeções da plataforma.

Os dois testes foram:

Inspeção externa da plataforma – torres e outras áreas externas que exigiam inspeção.

Inspeção interna da plataforma – colunas e tanques de lastro.

O trabalho do DR1 nesses testes foi coletar dados visuais suficientes por drone para mostrar aos administradores do estaleiro que a abordagem era viável.

Para planejar os testes, os pilotos de drones do DR1 se reuniram várias vezes com o pessoal do estaleiro durante um período de dois meses, analisando os requisitos legais e os padrões para garantir que os testes fossem seguros e em conformidade com padrões relevantes.

Uma equipe realizou o teste de inspeção externa, realizado com o Matrice 210 da DJI, e outra equipe realizou o teste de inspeção interna, realizado com o Elios 2 da Flyability.

O teste interno foi um sucesso. Em apenas 30 minutos de voo, a equipe do DR1 conseguiu inspecionar 40% de um dos tanques de lastro da sonda.

Esses voos foram realizados em um período de cerca de duas horas, com o tempo gasto pelo piloto e inspetores para trocar as baterias e verificar suas imagens para garantir que estavam recebendo a cobertura necessária.

Ao calcular o tempo economizado usando o Elios 2 em vez de enviar inspetores para os tanques e colunas, os administradores do estaleiro estimaram que o DR1 poderia reduzir o tempo total necessário para inspeções internas na sonda de 60 dias para apenas 20.

Este vídeo contém imagens de um dos voos do tanque de lastro:

Após esta missão de teste, o DR1 apresentou os dados visuais coletados aos administradores do estaleiro e eles ficaram incrivelmente satisfeitos com a melhoria na segurança, eficiência e baixo custo alcançado com o Elios 2.

Aqui estão algumas das fotos capturadas no tanque de lastro:

Conclusão

Esses testes na plataforma de perfuração ocorreram no início de 2020 e logo depois todo o trabalho foi interrompido pelo estaleiro devido ao COVID-19.

No entanto, o estaleiro já retomou as operações e planeja trazer o DR1 Group de volta para coletar dados visuais para uma futura inspeção na mesma plataforma.

O estaleiro possui diversas outras sondas de perfuração e está em discussão sobre a contratação do Grupo DR1 para utilizar o Elios 2 para realizar inspeções internas em todas elas.

Além disso, a DR1 Group continua seus voos com o Elios 2 para inspeções em espaços confinados em uma variedade de embarcações usadas em petróleo e gás, incluindo tanques de lastro em plataformas de perfuração e tanques de carga em FPSOs.