Um texto sobre inspeção de ativos com drones para indústria.

Não é de hoje que o avanço da tecnologia permite melhorias em nosso cotidiano, inclusive no trabalho. As Grandes Empresas, preocupadas em otimizar processos, reduzir custos e aumentar a segurança operacional, atendendo sua política de compliance. vem sendo o público mais entusiasta com esse aumento da produtividade e inovação de processos de trabalho.

O drone faz parte dessas novas tecnologias e tem seu merecido destaque, não somente por ser novo, versátil, ágil no trabalho e automatizado, mas porque entrega possibilidades.

Qualidade

Inspeção de ativos com drones

Na indústria há ativos que são parados para manutenção ou inspeção, o que acarreta em prejuízo financeiro de milhões, como exemplo; a indústria de óleo e gás.

O drone consegue essa redução durante a inspeção visual, ao reduzir meses para dias e periodicidade de anos a intervalos mais curtos, como no caso de uma empresa que reduziu a inspeção de um período de 5 anos para um processo anual. Logo, é possível perceber que a frequência de inspeção não aumentou os custos, mas melhorou a tarefa e como consequência aumentará o tempo de vida útil do ativo e trará mais qualidade no processo produtivo; isso sem contar a redução de acidentes ao evitar o trabalho humano em Altura (NR35) ou Espaço Confinado(NR33).

Descubra a empresa que reduziu a periodicidade de 5 anos para um aqui além de reduzir custos.

Segurança

Inspeção de ativos com drones

Enquanto que em alguns ativos a parada pode impactar financeiramente, em outras a falta de inspeção pode gerar problemas burocráticos e se tornar um perigo. Embora seja de difícil acesso, o espaço confinado possui um grau de periculosidade por diversos motivos. Dentre eles, ar impróprio, espaço estreito ou complexo, alturas elevadas, dentre outros. Então o drone levanta

voo e realiza a tarefa mitigando riscos e entregando a inspeção de maneira muito mais rápida e precisa.

Você sabia que no Setor de Energia, os lançamentos de cabo guia estão sendo realizados via Drone DR1? confira aqui.

Inovação

Inspeção de ativos com drones

Por fim, são muitas as possibilidades que o Drone traz, até mesmo para serviços pouco conhecidos do público em geral, mas onde ele é extremamente versátil e necessário para resultados mais rápidos e seguros. Como em situações onde ele é utilizado para inspecionar telhados, pontes, dutos, galerias sob rodovias, inspeção fachada predial, controle de estoque, dentre outros; gerando um processo inovador. Tal tecnologia permite uma periodicidade maior nas Inspeções, agilidade e pode ser feito, sem a necessidade de equipamentos extras como andaimes ou uma Equipe especializada em acesso por corda.

Esses foram alguns pontos sobre inspeção de ativos com drones e algumas possibilidades. Se você quer ficar por dentro do universo dos drones, acesse nossas redes, descubra mais.