Saiba porque estão usando drones em espaço confinado em 3 exemplos abaixo e como essa tecnologia vem conquistando espaço em diversos setores. 

Acesso a locais de difícil acesso 

Quando falamos em local de difícil acesso, são situações em que o alcance humano se torna impróprio, por conta do local ser rarefeito, estreito ou até mesmo com estrutura imprópria para acesso. Um drone acessa a esses locais com tanta facilidade que chega a impressionar quem participa das operações. 

Um modelo utilizado bastante durante as operações na DR1 é o Elios 2, um drone próprio para espaço confinado, sua estrutura aguenta impactos, possui longo alcance e captura imagens nítidas, logo, ao acessar o local restrito é possível realizar uma inspeção visual com maestria. 

Inspeção visual e mapeamento 

Recentemente realizamos um estudo de cava, gerando um material 3D para que o cliente estudasse o local, todo o material foi realizado com o drone no espaço. 

Podemos ver que o drone em espaço confinado consegue não só realizar uma inspeção visual, como também mapear e gerar informações sobre o local, seja por virtualização do ambiente (mapeamento 3d) ou coletar informações do espaço, como o volume do ambiente com precisão de centímetros. 

Quanto a inspeção visual, ela pode captar uma gama nítida e detalhada de imagens, até mesmo aonde trabalhos manuais são difíceis de alcançar nos espaços confinados, como, por exemplo, caldeiras, tanques, dutos, cavernas, valas, dentre outros. 

Tempo de serviços reduzidos igual a mais produtividade! 

Serviços tradicionais costumam ser onerosos, pois necessitam montar aparato de segurança e realizar um trabalho manual lento, o que não é o caso do drone em espaço confinado. Ele consegue impressionar quando o assunto é reduzir trabalho, meses viram horas e em alguns casos, pode reduzir até 98% de horas trabalhadas em inspeções, como foi o caso de um purificador, veja o relato em um estudo de caso feito pela Flyability. 

Segurança 

(…) As inspeções do purificador normalmente requerem que os inspetores usem andaimes que fiquem a 24 metros de altura. O uso de um drone para coleta remota de dados visuais significava que o pessoal da TVA poderia evitar trabalhar a essa altura perigosa. 

Velocidade 

Uma inspeção manual da lavadora leva cerca de 480 horas de trabalho. Usando um drone, o pessoal da TVA conseguiu concluir a inspeção em apenas 10 horas, reduzindo o tempo total necessário para a inspeção em 98%, com 470 horas de trabalho economizadas. 

Manutenção Melhorada 

Os sistemas aéreos não tripulados permitem que os funcionários da TVA coletem dados visuais sem erguer andaimes e podem ser usados para verificações rápidas de vazamentos e outros problemas potenciais nos depuradores, tornando-os uma ferramenta poderosa para melhorar os processos de manutenção. (…)

Tradução do estudo de caso da Flyability | Drone Reduces Time Needed for Scrubber Inspection by 98%, Saving 470 Hours of Work

Resultados claramente perceptíveis 

Alguns resultados encontrados nas inspeções a exemplo, são pontos para manutenção, como vazamentos, rachaduras ou até mesmo infiltrações nas estruturas, em alguns casos, se não houvesse o drone para inspecionar, teriam que parar o processo para levantar andaimes ou realizar acesso por corda para inspecionar em alguns casos, como tanques de altura elevada.

Outros resultados que técnicos descobrem é como a precisão do mapeamento e coleta das informações para volumetria pode ajudar na hora de tomar decisões ou estimar o número de pessoas, ou equipamentos para manutenções, ou tarefas, como mineradoras que trabalham com pilhas de materiais brutos. 

Conclusão 

Esses foram os 3 exemplos nos quais mais empresas estão adquirindo drones em espaço confinado, há outras possibilidades que podem ser exploradas, você pode navegar pelo nosso blog e descobrir, aproveite e siga a DR1 nas redes sociais e descubra o que podemos fazer por você.