Confira 4 motivos para considerar o uso de drone no segmento de sua empresa, todos os motivos são baseados em experiência de mercado ao longo de mais de 7 anos em operação com drones ou novidades do mercado, confira abaixo:

1 – O uso de câmera termográficas para indústria, áreas urbanas, agrícolas e em plataformas de óleo & gás.

O drone consegue atuar por termografia na finalidade de detectar problemas em infraestrutura e ajudar na tomada de decisão para possíveis reparos. As imagens termográficas podem ser usadas em plataformas offshore, pontes, telhados, superfícies dos geradores de energias, dentre outras partes que forem necessárias.

(…)O uso da tecnologia de inspeção termográfica com drones proporciona um reconhecimento seguro e com muito mais valor agregado a busca de resultados. Além de trazer dados transparentes, o uso da inspeção termográfica com drones oferece inúmeros benefícios. Veja abaixo alguns deles:

  • menor gasto operacional, assim gerando uma ampla economia nos custos;
  • maior segurança, pois apresenta poucos riscos na operação;
  • alta qualidade por conceder imagens capazes de captar informações com precisão;
  • agilidade por fornecer menor tempo de realização e não possuir a necessidade de pausar toda a produção;
  • eficiência por identificar anomalias em tempo real;
  • assertividade nos relatórios gerados por apresentar dados analíticos detalhados. (…)

fonte: Inspeção Termográfica com drones: DR1 inova com avançada câmera de termografia – Grupo DR1 – Filmagens Aéreas com Drones

2 – Drones usados em detecção de gás

A solução com drone usada em detecção de gás é um processo em ascensão, visto que ele consegue detectar a distância e com precisão um possível vazamento de gás sem aproximação com o ambiente.

(…) Através da espectroscopia, os drones captam no ambiente o vazamento e possuem uma sensibilidade até 1000 vezes maior que as convencionais como é o caso do drone da AAB.

O drone então capta os dados do ambiente, processa as informações, gera um relatório para os especialistas avaliarem e obter mais assertividade na tomada de decisão.

Como citado acima, o RPA pode sobrevoar as áreas de gasoduto ou tanques de armazenamento de gás que possuem difícil acesso, desde montanhas até corpos d’água.

Além disso, sua rota pode ser definida previamente, podendo gerar registros e informações para evitar obstáculos ou até mesmo indicar o nível de alerta. (…)

Fonte: Drones para detecção de gás | Inovação – Grupo DR1 – Filmagens Aéreas com Drones

3 – Estudo de caso| Drones vêm sendo usados até mesmo em cavernas como parte do processo de monitoramento ambiental

Como parte de processo de segurança e sustentável, as cavernas são apenas uma das possibilidades de vistoria e levantamento do campo em monitoramento ambiental, visto que o drone pode adentrar e captar imagens, escanear ambientes e gerar um espaço virtual para estudo e análise.

(…)O processo que seria feito de forma tradicional, com um especialista tirando foto, fazendo levantamento manual da geologia e avaliação de cada parte pessoalmente, foi substituído no processo por um drone de espaço confinado.

O drone ao entrar nas cavas, consegue registrar tudo de forma mais rápida e segura através de uma varredura completa. Após essa coleta de imagens e informações, o drone consegue gerar diversas informações que auxiliam no estudo do local, dentre elas modelagem 3D da caverna, melhorando a noção de profundidade, volume e imagens nítidas do local. Também é possível analisar os detalhes da estrutura, vegetação, microrganismos, dentre outros tipos de fauna e flora;

(…)

Fonte: Monitoramento ambiental – Estudo de cavidade – Grupo DR1 – Filmagens Aéreas com Drones

4 – Drones sendo usado em mapeamento de locais

Drone para topografia
Ortomosaico entregue

Com o tempo o drone pode se diversificar nessa área e ele vem contribuindo para diversas etapas como demarcar terreno para possíveis invasões, aerofotogrametria com precisão de centímetros, comparado ao processo tradicional de topografia que atinge milímetros ou até mesmo gerar dados para serem usados em projetos de engenharia ou até mesmo para arquitetos visualizarem melhor o espaço.

(…) A princípio, o topógrafo define a área a ser mapeada inicialmente e o operador de drone traça a rota que o drone deve percorrer, com isso ele vai seguindo o trajeto captando as imagens e informações sobre o campo, como profundidade e medidas, para então sobrepor as imagens umas às outras através de um processamento digital de dados realizado por especialistas.

Se utilizado somente o drone que usa um GPS e dados por nuvens de pontos, a precisão fica em metros, contudo existe a combinação com pontos de controle aonde são dispostos em alguns locais da área e a precisão chega a centímetros!

Em vista disso, pode ser gerado um modelo digital e informações para engenheiros e arquitetos como:

  • Ortomosaico
  • Modelo Digital de Superfície
  • Modelo Digital de Terreno
  • Curvas de Nível
  • Vetorização de ruas, PV, boca de lobo, postes, redes elétricas, etc.
  • Planta topográfica (DWG e PDF)

(…)

Fonte: Levantamento planialtimétrico com drones | Topografia – Grupo DR1 – Filmagens Aéreas com Drones

Essas são apenas algumas das possibilidades que o drone pode alcançar, se você possui interesse em aderir ao universo dos drones, pode se inscrever no blog ou deixar sua dúvida nos comentários. Aproveite e não deixe de se inscrever nas redes sociais.