O drone é um veículo aéreo não tripulado, seu controle é feito de forma remota. Para entender melhor, é uma aeronave que pode ser movimentada em todas as direções precisamente, assim garantido um uso seguro e eficiente, o que contribuí para diversas ações e atividades em inúmeros setores.

Com isso, o drone  tem se popularizado cada vez mais e com isso surgem muitas dúvidas quanto aos modelos e suas aplicações, por isso iremos falar mais sobre suas características e para que serve o drone.

Sua história

O RPA (Remotely Piloted Aircraft)  foi criado na década de 60 para fins militares, quando a marinha experimentava novas tecnologias e somente na década de 70 que começou a utilizado em operações militares. Após um tempo, ele foi reformulado para uso doméstico e hoje é bem popularizado, seja para trabalho audiovisual, inspeções, ajudas humanitárias, mapeamento, dentre outras tarefas.

Como funciona o drone?

O drone funciona de duas formas,  o que se parece com um helicóptero é mais popular por ter mais facilidade de controle no ar e ter mais aderência ao público devido a sua estabilidade e investimento baixo,  já o drone similar a um avião, ou asa fixa como chamam, possui uma função mais comercial, como mapeamentos e longa distância em áreas extensas e resistência ao clima e autonomia de voo maior.

O drone também é conhecido como VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) e hoje é uma tecnologia bastante estável, então ele pode atuar em diversos setores. Para cada setor que atua, ele possui uma função diferente.

Profissão piloto de drone, o que precisa saber! Confira aqui na matéria

Industrial

para que serve o drone industria

 

 

 

 

 

 

 

Inspeções – Muitas inspeções que envolvem a área industrial, como offshore, energia são beneficiadas com a produtividade do drone, como o Matrice 210, pois dispensam equipamentos e pessoal para subir em áreas de riscos de quedas, além de aumentar a captura de imagens e assertividade na inspeção. Um exemplo sobre inspeção foi o estudo de caso que realizamos recentemente aonde a operação conseguiu uma redução de custos não-planejados de milhões.

Espaço confinado – São locais impróprios para habitação ou permanência humana, dutos, tanques de navios, dentre outros locais do tipo, e para isso a inspeção tem uma série de restrições por conta da atmosfera ou gases presentes no ambiente. Nesse caso, o drone apropriado para contribuir com a segurança e efetividade da inspeção, são drones como o Elios 2, que fizemos inclusive  uma matéria sobre ele e você pode consultar.

Comercial e ajuda humanitária

Zangão, Multicopter, Dji, Inspire, Vista Aérea, Câmera

Audiovisual – O drone pode ser utilizado em produções pequenas a até grandes produções cinematográficas onde envolvem vídeos institucionais, comerciais, filmes, cobertura de esporte, dentre outros.

Transporte – Algumas empresas de entrega usam drones mais robustos para realizar entregas os consumidores, como a Amazon e em postos médicos alocados em comunidades distantes, os drones para carga tem sido utilizado para transportar suprimentos e exames em bem menos tempo, assim garantindo a segurança dos relatórios, exames e coletas, veja um exemplo de como a logística com drone já contribui para transporte de orgãos.

Mapeamento de área de desastre – O VANT possui até mesmo modelos para tarefas difíceis, como mapear em locais de difícil acesso, como os reatores de Fukushima, acidente causado pelo tsunami que atingiu o Japão em 2011.

Rural e meio ambiente

Agricultura – O drone, como o Agras MG-1p, tem a capacidade de ir a locais de difícil acesso para realizar a pulverização, além disso, com um estudo prévio, já é possível acompanhar os locais aonde realmente precisam pulverizar e com isso, redução do custo do material de pulverização e contribui para segurança de pulverização manual, aonde contém contato humano no processo. Sua assertividade é tanta que estão usando drone para combater a malária.

Meio Ambiente – O drone por ter um baixo custo de monitoramento, é capaz de mapear os locais e aumentar os pontos de reflorestamento e defesa do meio ambiente como combate a caça furtiva de animais silvestres, resgate, prevenção de incêndios, dentre outras funções que aumentam e muito a preservação de florestas e reservas ambientais.

Drones no futuro, conheça sua importância através da indústria 4.0