Soluções com drones são um ramo em grande expansão, disso não temos dúvidas. O motivo vem de características como versatilidade, automação e redução inédita de custos. Também há uma melhora na produtividade, qualidade do serviço e mitigação de acidentes. Embora seus benefícios sejam facilitadores de processo, ao contratar uma empresa é de suma importância considerar alguns pontos. Hoje levantaremos 3 pontos para pesquisar antes de contratar uma empresa de drone.

Planejamento e estrutura

Avaliação de risco operacional ARO
Exemplo de um dos processos na DR1, antes das operações é avaliado se há obstáculos para o drone

Avaliar se a empresa tem todo o necessário para executar o serviço é fundamental para qualquer operação bem sucedida com drone. Para isso, pode pesquisar por projetos envolvidos, resultados e a consideração final da empresa contratante. Avaliar também qual o processo que a empresa utiliza para suas atividades e se está em dia com a documentação dos equipamentos.

É importante que tenham a capacidade técnica para executar as tarefas propostas, como, por exemplo, em companhia offshore é necessário para parte externa drones que aguentem rajada de vento na casa dos 20 nós, já para inspeções internas, como espaço confinado, há drones próprios também, que aguentam impacto.

Em pós-atendimento, é aconselhado a verificar como a empresa se comporta quando finaliza o serviço, por isso é preciso avaliar a estrutura do negócio. Para ter certeza melhorar a experiência do serviço.Angola dr1 treinamento

Especialização, treinamento e experiência

Não só de equipamento e estrutura há garantia na operação, é preciso ficar atento a capacidade técnica e experiência. Por isso é importante conversar com a empresa e verificar se há profissionais experiência de mercado e preparado para atuar no local designado do serviço. Um ponto muito positivo é quando o profissional é também especialista da área. Cada dia mais há engenheiros, topógrafos, dentre outras áreas iniciando no ramo de drone.

Falando sobre treinamento e experiência, quanto mais horas de voo um operador possuir, melhor será sua atuação ao pilotar o drone em situações variadas, incluindo de emergências, por possuir uma consciência de voo mais apurada.

Entrega do material

Esses são alguns exemplos de materiais entregues:

1/5

O ideal ao fechar contrato com uma empresa de drone é avaliar se o material entregue será conforme os padrões, normas, regulamentos e mídias de divulgação. A exemplo, se um laudo técnico é feito por um profissional credenciado, o material vem conforme padrões do setor, logo, é preciso verificar se há um profissional que irá acompanhar o processo do início ao fim.

Também é bom ficar atento a não olhar o preço, mas o resultado, qualidade e segurança da operação. No Grupo DR1 temos um modelo negócio que estamos sempre trabalhando ao lado do cliente ou especialista, logo, todo requisito é atendimento, nossa entrega é de ponta a ponta, resultando em uma entrega completa.

Por fim, o prazo e o compromisso de uma entrega 100% é essencial, por isso é preciso pesquisar antes, para não haver atrasos no serviço.

Esperamos que essas informações tenham trago ótimos insights sobre pesquisar antes de contratar uma empresa de drone, são informações que temos orgulho em compartilhar, pois, o nosso objetivo é ver o mercado crescer saudável e que mais empresas possam se beneficiar dessa tecnologia que ganhou destaque nos últimos anos.

Se você gostou dessa matéria, visite nosso LinkedIn e fique por dentro de nossas atividades na rede.