Descubra aqui como drones podem melhorar a segurança do trabalho. Hoje, abordaremos tópico dessa tecnologia que pode ser pilotada remotamente usando smartphones, tablets ou até mesmo óculos de realidade aumentada e executar diversas tarefas, no entanto, poucas empresas estão totalmente cientes de sua capacidade de melhoria em seus segmentos. 

As organizações com visão de futuro estão usando drones para melhorar a segurança do local de trabalho em áreas de alto risco e ajudá-las a aumentar a produtividade.

Para complementar, os drones podem ser equipados com rastreamento de GPS, câmeras de alta resolução e recursos de suporte de voo, bem como acessórios mais acessíveis para uso comercial. 

Como os drones podem melhorar os processos de inspeção ou mapeamento do local de trabalho? 

Não é comum vermos casos de uso da tecnologia de segurança com drone em locais de trabalho que cobre uma grande área geográfica. Em 6 anos de empresa, a combinação de um piloto e um especialista gerou diversas soluções para nossos clientes, dentre eles tivemos:

  • Monitoramento ambiental de um navio em naufrágio
  • Redução de custo de milhões em um FPSO (Setor de óleo & gás)
  • Aumento na segurança de inspeções como trabalho em altura a vistoria telhas, chaminés, pontes, dentre outros locais. 

Em uma matéria mais recente inclusive, o drone contribuiu tanto para o setor de óleo e gás em plataformas onshore e offshore que uma empresa trocou sua inspeção quinquenal para anual. Não só inspeção, mas também contribuímos para um estudo de caso do drone que mapeia com precisão e a uma velocidade inédita. 

Embora o custo de aquisição e instalação de um drone possa assustar algumas empresas, há possibilidades de se alugar uma empresa de inspeção com drone e colher os resultados com base na melhoria da inspeção de segurança e um rápido retorno sobre o investimento. Há também a melhora da segurança de trabalho, produtividade e redução de custo de equipamento para inspeção. 

Também cria oportunidades para agilizar o processo, pois as imagens podem ser enviadas em tempo real, ou captar fotos nítidas de detalhes e até mesmo imagens termográficas procurando pontos que necessitem de manutenção ou reparo. 

Como drones podem tornar as inspeções de trabalho mais seguras? 

Além de realizar inspeções mais precisas, ao passo que mais problemas sejam identificados e corrigidos, o uso de drones em vez de pessoas é mais seguro em muitas situações de local de trabalho.

 Um drone pode fazer um trabalho de inspeção da estrutura de torre de transmissão, estrutura de navios offshore, monitoramento patrimonial, ou inspeções externas de um canteiro de obras de vários andares, por exemplo. 

Em espaços confinados há muitos lugares de difícil acesso para os quais a diretoria prefere não enviar seus funcionários, mas, em simultâneo, verificações regulares devem ser realizadas para garantir que tudo esteja em ordem. Drones podem resolver esse problema, como exemplo em espaço confinado ou até mesmo locais de altura.

Os gestores de empresa devem considerar cuidadosamente quanto gastaram com inspetores de segurança para fazer visitas aos locais nos últimos e quantos quase-acidentes foram relatados durante essas inspeções bem como o material gasto para segurança no serviço. Comparar isso com a mitigação de acidentes de trabalho e a velocidade que um drone pode contribuir faz o investimento rapidamente começar a fazer sentido tanto do ponto de vista financeiro quanto de segurança.

Os dados do drone geram melhorias na segurança 

Para qualquer empresa que esteja considerando investir em drones, é importante lembrar que a tecnologia por si só não tornará o local de trabalho mais seguro. 

As empresas mais bem-sucedidas pegam os dados gerados pela tecnologia de drones e criam soluções para tal atividade, permitindo melhorias tangíveis. É importante combinar e analisar as informações coletadas pelas inspeções de drones, para entender completamente onde as melhorias precisam ser feitas. 

Dados estes que podem gerar mapas virtuais do ambiente, mapas de calor, fotos remotas e detalhadas, vetores, coleta de dados como nível de curva ou volumetria de materiais brutos (mineração). Possibilidades infinitas podem ser geradas com esses equipamentos. 

Se você gostou dessa matéria não deixe de seguir a DR1 e conheça o universo dos drones e suas soluções.