Os Drones são uma ferramenta tecnológica multitarefa, podendo carregar diferentes tipos de câmeras para as mais variadas demandas. Nesta matéria falaremos das Imagens Térmicas.

As Imagens Térmicas podem ser usadas em diferentes áreas como: monitoramento de segurança, incêndio, Busca e salvamento, nas Inspeções em plataformas offshore e ativos industriais, na agricultura de precisão e monitoramento ambiental.

No setor industrial, ao aliar esse recurso aos Drones, abre-se um leque de soluções que levam informações úteis ao Gestor do Ativo, dando suporte aos processos de Inspeção e Manutenção dos mesmos. Dentre os problemas mais comuns que podem ser identificados com estas imagens térmicas, estão:

  • Possíveis sinais de vazamento e defeitos em ativos identificados pela diferença de temperatura;
  • Identificação de curto circuito/sobrecarga, superaquecimento e assim, evitar incêndios;
  • Estado de conservação do ativo identificando deterioração com o tempo ou por condição climática, ambiental;

Vamos listar alguns exemplos de Empresas que monitoram seus ativos utilizando o recurso de imagens térmicas.

Armazéns e galpões

Projeto de monitoramento de eficiência de isolamento térmico em uma distribuidora de redes de supermercados.

O primeiro exemplo abaixo refere-se a uma empresa de supermercados. Seus estoques necessitam de refrigeração, locais arejados e longe de altas temperaturas, logo, é utilizado isoladores térmicos. Na imagem, o uso de imagens térmicas teve como objetivo vistoriar a estrutura, se o isolamento térmico está entregando a máxima eficiência ou se há algum defeito.

O uso de drones com imagens térmicas tem suas vantagens devido a qualidade de coleta de dados e imagens em alta definição.

Linhas de Energia, detalhe por detalhe

1/4

As linhas de energia por estarem em constante exposição precisam de inspeção recorrente, logo, o Drone pode viabilizar essas vistorias com mais frequência, entregando detalhe por detalhe.

Abaixo compartilhamos algumas fotos e detalhes de inspeção de linhas de energia para verificar o estado de conservação, falhas, interferência; contribuindo na etapa de manutenção preventiva e corretiva.

Conclusão

Apresentamos exemplos de uso de câmera térmica nos Drones. Um recurso de muita utilidade e amplo uso. O Drone é uma ferramenta tecnológica versátil e que se destacou dentre outras na indústria 4.0. Seu uso vem revolucionando setores e entregando soluções precisas e rápidas para demandas onde muitas vezes não havia profissional qualificado à executa-las e suprir essa necessidade.

Se você gostou dessa matéria, siga nossas redes sociais e fique por dentro do universo dos Drones e obtenha insights de soluções utilizadas por grandes empresas.