Dois pontos serão abordados nessa matéria, os tipos de sensores de câmera para uso industrial e a relação de capacidade de carga do drone com as câmeras. O drone é uma tecnologia versátil e inovadora, contudo, é ideal manter sua máxima eficiência nas operações. Uma das formas de manter o desempenho é se atentar ao payload (carga útil) do drone, até mesmo na hora de acoplar os sensores de câmera. Quanto mais leve, melhor.

No quesito modelo ideal de VANT(drones), as operações mais eficientes são aquelas criadas pensando no dia a dia industrial. Locais com diversas possibilidades de operação visando produtividade. Logo, eles possuem melhores capacidades para carga, como é o caso do Matrice 210 V2. Otimizado para carga e tarefas pesadas. Em suma, o motivo de se preocupar com a carga é devido a seu desempenho de voo, autonomia da bateria e controle que garanta um voo mais dinâmico.

Sobre Payloads para indústria

As melhores opções de payloads para indústria é aquele que entrega mais funções e melhor qualidade na imagem, assim, há câmeras que possuem opção de imagens térmicas, multiespectrais, e sensores como radar, scanner de ambiente, dentre outros que auxiliam na coleta de dados. Confira a descrição dos sensores mais utilizados exemplos:

  • Câmeras RGB, Térmica, RGB Modificado, Multiespectral

    • São câmeras dedicadas a captar visualmente alguns detalhes não vistos normalmente. Câmeras térmicas mostram o mapa de calor do ativo ou estrutura indicando se há algum defeito ou superaquecimento.
    • Enquanto a térmica mostra pontos de calor, as câmeras RGB ou RGB modificada entregam precisão da imagem, aquelas fidedignas aos que o olho humano capta, para gerar modelo 3d do ambiente, aerofotogrametria, agricultura de precisão, dentre outras.
    • Por fim, a câmera multiespectral, que também é muito utilizada em agricultura de precisão, entrega detalhes não vistos a olho nu, similar a câmera térmica, porém ela capta dados que podem ser interpretados pela cor emanada do objeto. Similar a luz multiespectral que detecta vestígios em investigações, a câmera multiespectral pega uma região maior e pode retornar informações sobre saúde das plantas, invasoras como ervas daninhas, dentre outras possibilidades.

Radar em monitoramento

    • Sensor usado para acompanhar, monitorar ou encontrar seres vivos enquanto navega. Os radares de drones possuem uma alta potência.

Outros Sensoriamentos

    • São sensores variados para coletar todo tipo de informação, como é o caso do LIDAR, um exemplo é seu uso em estoque de pilha, ele mapeia e mensura o tamanho e quantidade de material através de cálculos volumétricos.

Como vimos, os drones podem ser equipados por diversos acessórios que permitem um serviço completo e cada dia mais suas funções vêm se estendendo. A exemplo, está sendo realizado teste com sensores que podem capturar a quantidade de gás no ambiente, como visto nessa matéria aqui – Uso de drones para detecção de gás – . Auxiliando assim, na indústria que necessita de serviços de mapeamento, espaço confinado, contagem de pilha de estoque, inspeção, monitoramento e muito mais.