Inspeção com drone marinho é mais uma vertente que iremos apresentar hoje aqui no blog, seu uso pode se estender tanto para exploração de nas águas profundas ou inspeções rasas. Para saber mais leia até o final. 

O uso do drone no mercado tem se mostrado uma tecnologia bastante versátil como já citado em diversas matérias aqui no blog e afora em sites de notícias. Dia após dia vem ganhando destaque, não é à toa que seu número saltou de 7 mil para 31 mil drones cadastrados entre o período de 2017 a 2021 após a regulamentação feita pela ANAC.  

Inclusive se você é piloto de primeira viagem, acesse aqui 7 dicas sobre pilotar um drone. 

Ademais, o uso de drone submarino (ROV)  já existe há um bom tempo. Os ROVs podem ser utilizados para vigiar e explorar leitos marinhos, uso em segurança e monitoramento, essa é uma das informações citadas nessa matéria sobre um drone que se alimenta de energia solar e marítima do site Euronews, confira a abaixo: 

(…) A patrulha é muito importante. O governo e a guarda cosa têm tentado não apenas vigiar as fronteiras por causa do tráfico de drogas mas também o património natural, como os atóis no Pacífico, para impedir a pesca ilegal. Podemos estar no exterior com uma câmara e um radar e registar os navios que passam numa determinada área”, explicou Richard Jenkins. (…) Fonte: Drone marinho para vigiar oceanos | Euronews

Já em inspeções, um drone submarino (AUVs) tem seu uso direcionado, a exemplo, para inspeção de estruturas como docas, barcos, redes, dutos com imagens nítidas e com uma produtividade imensa na captura de detalhes dos locais. 

Mais produtividade submersa 

A produtividade se dá também pela possibilidade de mapear antecipadamente e programar o trajeto do drone, além de ser um aparelho que se locomove em altas velocidades e sem o uso de um fio, como visto em ROVS. 

Outro Fator decisivo é o treinamento ser mais simplificado devido a uma versatilidade e design mais intuitivos, o que gera um custo bem menor, fora a versatilidade para operação. 

Um AUVs realiza a mesma qualidade, segurança e inovação que os RPAs, no entanto em um uso direcionado para o mar que pode alcançar quilômetros de profundidade. 

Consegue imaginar setores marítimos realizando grandes feitos com esses drones submarinos? Incrível, não? 

Recentemente adquirimos um AUVs para inspeção aqui no Grupo DR1, em breve, iremos realizar um estudo de caso explicando melhor. 

Se você gostou dessa matéria não deixe de se inscrever no nosso blog.