No decorrer do ano de 2023, o grupo DR1 realizou um total de 25 inspeções em variadas instalações industriais. As operações abrangeram áreas como tanques de armazenamento, torres de ciclone e galpões. 

 

O drone utilizado para realizar essas operações foi o Flyability Elios II, um drone projetado especificamente para operações em ambientes complexos, como tubulações, tanques, silos e dutos industriais. 

Equipado com câmeras de alta resolução, sensores de controle de voo e uma gaiola de proteção à prova de colisão, o Elios possibilita a captura de imagens e vídeos detalhados em ambientes desafiadores. 

Os tanques, frequentemente utilizados para armazenar líquidos ou gases, podem apresentar riscos significativos para os trabalhadores, incluindo gases tóxicos e ambientes apertados. O drone, com sua capacidade de manobrar em espaços restritos, proporciona uma visão detalhada do interior do tanque, identificando possíveis problemas, como corrosão ou vazamentos, sem a necessidade de exposição direta dos trabalhadores. 

Nas torres de ciclone, estruturas cruciais em diversos processos industriais, o drone desempenha um papel crucial na avaliação da integridade estrutural e identificação de desgastes. A capacidade de voar próximo às superfícies internas dessas torres permite uma inspeção minuciosa, revelando fissuras, corrosão e outros sinais de deterioração que podem comprometer a segurança e a eficiência operacional. 

Nos galpões, que muitas vezes abrigam maquinários complexos e sistemas fundamentais, as inspeções de espaço confinado são vitais para garantir um ambiente de trabalho seguro. O drone Elios é capaz de explorar cantos e recantos inacessíveis, fornecendo uma visão completa da condição interna do galpão, identificando possíveis riscos operacionais. 

A utilização de drones oferece uma série de vantagens em comparação com as inspeções manuais. Em primeiro lugar, reduz significativamente o risco de acidentes e lesões, uma vez que os drones podem acessar áreas perigosas sem expor os trabalhadores a potenciais perigos, como gases tóxicos ou condições físicas apertadas. Além disso, as inspeções com drones são mais rápidas, permitindo cobrir grandes áreas em curtos períodos, otimizando tempo e recursos. 

As inspeções de espaço confinado são cruciais para garantir a segurança e integridade das estruturas industriais e representam um avanço significativo em termos de segurança, eficiência e eficácia operacional. Essa abordagem inovadora demonstra o compromisso da empresa em utilizar tecnologias de ponta para aprimorar as práticas de inspeção e garantir ambientes de trabalho mais seguros e eficientes.