Quando o objetivo é aprender algo novo, muitas vezes vemos na internet uma série de informações que sempre ficamos na dúvida se estão corretas ou se realmente irão ajudar a quem está começando. Em vista disso, hoje, iremos demonstrar dicas mais assertivas baseadas em experiência de mercado.

7 dicas, direto ao ponto sobre aprender a pilotar um drone

1 – Estude e pratique muito antes de subir com seu drone em um campo mais aberto

Embora pareça simples e óbvio, um drone não é um brinquedo para ser usado de qualquer forma, muito menos de forma irresponsável, pode acarretar em acidentes caso não tome os devidos cuidados. Então estude sobre o seu drone no manual e pratique muito, até sentir segurança em pilotar num local mais aberto.

2 – Estude as regulamentações e registre seu drone

O drones são um equipamento de alta tecnologia e que possuem um sistema inteligente de voo, contudo, visando um controle e maior segurança no espaço aéreo, a ANAC colocou regulamentações e necessidade de registro antes de subir voo.

Assim como os carros, se for pego em situação irregular, pode responder administrativamente, judicialmente no civil e até mesmo ter o equipamento apreendido.

3 – Planeje seu voo

planeje seu voo

O drones profissionais ou com um desempenho melhor costumam possuir uma bateria que gira em torno de 15 a 30 minutos, com isso, o ideal é tornar o voo bem objetivo. Pode separar um tempo para planejar o voo e economizar horas de voos e carga de bateria somente planejando, leva um tempo até pegar o jeito, mas como dito na dica 1, pratique muito e isso inclui melhorar sua noção de voo.

4 – Realize treinamento com profissionais experientes

É muito satisfatório quando se aprende sozinho, ainda mais de tratando de uma tecnologia versátil, mas é melhor ainda quando realiza um treinamento que o conduz a realizar as melhores práticas do mercado. Ainda que seu uso seja recreativo, o que poderia ser meses de treinamento por conta própria, se torna um curto período em que terá consigo não só material, mas uma noção melhor para que voe com segurança.

5 – Não acredite em tudo que lê na internet

Esse é um assunto sério, em fóruns e grupos há sempre uma pessoa que garante que não há problemas em voar mais alto que o permitido e até mesmo quebrar regras, o que ocorre é que o melhor ensinamento é com profissionais e com boas práticas visando sempre segurança. Qualquer atitude que aparente ser irresponsável deve-se pensar duas vezes antes de seguir aquela informação a risca. Como já citado acima, em caso de acidente e enquadrado pela polícia, há chance de responder criminalmente.

6 – Esteja atento ao clima

Consulte sempre aplicativos que mostrem o clima, dependendo das condições, o seu drone pode sofrer avarias e até sofrer queda, em caso de rajadas de ventos muito forte dentre outras situações climáticas.

7 – Na hora de voar, mantenha o drone sempre na sua visão e cuidado com obstáculos

Ao voar, mantenha os olhos no drone e se mantenha concentrado, sem distrações. Esteja atento ao aplicativo que indicará a bateria, a obstáculos e até mesmo a qualquer situação que julgue anormal. Nesse último caso, é sempre bem-vindo a experiência de voar, pois é possível detectar com antecedência possíveis riscos iminentes.

Bem, essas foram algumas dicas que foram separadas e o intuito é ajudar de forma prática. Algumas delas costumamos aplicar em nosso treinamento para todos que desejam obter mais segurança e controle com nosso curso de piloto de drone.

Bônus – Algumas dúvidas respondidas abaixo sobre esse assunto

Qual o valor do curso de piloto de drone?

valor do curso de piloto de drone

O valor estipulado varia de acordo com a proposta do curso, o curso de piloto da DR1 custa R$ 1200,00, esse valor é baseado em um cálculo planejado previamente junto de uma ampla experiência em indústria, offshore e imagens aéreas no qual é adicionada na elaboração do curso, o investimento pode ter retorno em até 4 serviços realizados. É uma questão de quanto pode investir e qual a experiência de quem está lecionando.

Como funcionam os drones?

Os drones possuem dois tipos, asa fixa similar a um avião e o mais popular e com preço em conta, além da segurança, os multirotores. A segunda opção possui mais estabilidade e controle para uso público.

  1. Tempo de bateria
  2. Câmera, e estabilização da imagem
  3. Recursos e acessórios que o drone possui
  4. Saber como cuidar do drone e seus componentes
  5. Escolher marcas que oferecem a melhor garantia (Aqui costumamos utilizar DJI)

Como se tornar um piloto de drone profissional?

Bem, como já foi citado acima, além da prática e estudo é essencial que seja feito um curso que capacite o futuro piloto a manusear um RPA e como atuar em diversas situações.

Como entrar no mercado de piloto de drones?

Primeiramente, estudar e praticar bastante, segundo se capacitar e terceiro descobrir qual será o seu objetivo como piloto de drone, clica aqui que temos um guia sobre a profissão de piloto de drone.

 

Outras matérias que podem lhe interessar

Drones e mercado imobiliário: entenda como é essa relação 

Mercado de trabalho com drones: qual a influência dessa tecnologia?

Comprar ou alugar um drone: Qual a opção mais vantajosa? 

Case| Lançamento de cabo guia com drone