Hoje vamos abordar um assunto que gera dúvidas quando o assunto é operar com o drone dentro da sua linha de visada ou fora, qual é o certo e como funciona? 

Confira abaixo as definições 

Basicamente, a linha de visada do drone é classificada de três formas:

tipos de linha de visada

 

Para entender melhor, retiramos um trecho do curso de capacitação que ministramos a pessoas que pretendem pilotar drones de forma profissional mais abaixo. 

Um piloto que está em operando a aeronave se torna responsável pela operação e consequências que se seguirem, logo ele tem que estar no comando da atividade operacional. 

 As aeronaves podem ser classificadas em usos recreativos ou profissionais (RPAS) e como citado acima a operação precisa seguir algumas regras e regulamentações .

regulamentações de drone

regulamentações drone exemplos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipos de linha de visada com drone

BVLOS

“Operação Além da Linha de Visada Visual (Beyond Visual LineofSight – BVLOS operation) significa a operação que não atenda às condições VLOS ou EVLOS 

A operação BVLOS necessita de uma certificação para esse tipo de linha de visada, a BVLOS possui alguns requisitos para operação como: 

Análise prévia como uma ficha de análise de risco do ambiente, aeronave e situação do piloto em operação; 

Plano de emergência em caso de queda da aeronave; 

Software de confiança para operação; 

O ambiente precisa estar em condições de boa iluminação; 

VLOS

 Operação em Linha de Visada Visual (Visual LineofSight – VLOS operation) significa a operação em condições meteorológicas visuais (VMC), na qual o piloto, sem o auxílio de observadores de RPA, mantém o contato visual direto (sem auxílio de lentes ou outros equipamentos) com a aeronave remotamente pilotada, de modo a conduzir o voo com as responsabilidades de manter as separações previstas com outras aeronaves, bem como de evitar colisões com aeronaves e obstáculos 

Essa é a forma mais comum de se utilizar o drone, manter na linha de visada do piloto é uma forma que aumenta em muito a segurança, se houver um piloto de suporte, a segurança da operação aumenta mais, mesmo que não seja necessário em algumas operações, embora não seja requisito um auxiliar. 

EVLOS

 Operação em Linha de Visada Visual Estendida (Extended Visual LineofSight – EVLOS operation) significa a operação em VMC, na qual o piloto remoto, sem auxílio de lentes ou outros equipamentos não é capaz de manter o contato visual direto com a RPA, necessitando dessa forma do auxílio de observadores de RPA para conduzir o voo com as responsabilidades de manter as separações previstas com outras aeronaves, bem como de evitar colisões com aeronaves e obstáculos, seguindo as mesmas regras de uma operação VLOS. 

Aqui o uso de um auxiliar é necessário, pois se uma operação precisa estender a área de alcance do drone, um auxiliar irá garantir que esteja tudo nos conformes. Essa operação é obrigatória que tenha um meio de comunicação entre os operadores, como um aparelho de rádio frequência, a exemplo. Tudo visando a segurança. 

Nota: Considerando o princípio da autonomia e que o cidadão tem o direito de assumir e administrar o próprio risco quando somente ele ou seus tutelados legais (no caso de menores de idade) estarão expostos, a ANAC permite a operação de aeronaves não tripuladas perto de pessoas sem observar os critérios das áreas distantes de terceiros, desde que essas pessoas tenham dado expressamente a sua anuência, manifestando dessa forma a sua vontade. Contudo, a ANAC esclarece àqueles que livremente optarem por dar essa anuência que não é possível garantir um nível de risco aceitável de segurança operacional e que o controle da exposição a esse risco é de sua inteira responsabilidade. “ 

Agora que já conhece os tipos, uma dica!

Como vimos, as operações mais comuns são com auxiliar obrigatório e operação em que só o piloto já basta, mas por experiência, trabalhar com auxiliares e especialistas para guiar a operação da forma correta é um ponto a se considerar. 

Contudo, são operações que um profissional bem treinado não precisa se preocupar. 

Bônus, algumas dúvidas extras de operadores e clientes que usam drones como solução em seus setores. 

Tem que ter licença para pilotar drone? 

Somente drones acima de 25 quilos, além de ser necessário solicitar voo previamente. 

Qual a altura máxima que um drone pode alcançar? 

Há drones que podem chegar até 1600 pés, contudo a norma de segurança exige que seja feito até 120 metros e respeitado a regulamentação. Qualquer ato irresponsável saindo desse limite pode gerar sanções ao piloto. 

Quantos quilômetros um drone pode alcançar? 

Um drone pode chegar a mais de 10 quilômetros de distância. Velocidades também de mais de 60 km/h 

Comprar ou alugar um drone: Qual a opção mais vantajosa? 

Depende da situação, se o uso é diário e a manutenção é possível diariamente, a compra de um drone pode ser viável. Caso contrário, um aluguel de drone é mais em conta, pois geralmente são utilizados pilotos capacitados, manutenção e burocracia em dia. Em muitos casos, o aluguel do serviço é mais em conta pelos motivos citados acima. 

 Inclusive temos uma matéria falando a respeito sobre esse assunto, clique na imagem para saber mais. 

Comprar ou alugar drone