Imagens aéreas magníficas estão tomando conta das apresentações institucionais de empresas, todas elas feitas com equipamentos tecnológicos, seguros e confiáveis: os drones.

Utilizar esse tipo de equipamento é muito útil para valorizar ainda mais o trabalho de uma grande empresa e agregar valor à identidade da marca. Mas, sobre o tema, surge o questionamento: é melhor alugar drone ou comprar um?

Continue a leitura e saiba qual é a melhor opção no seu caso. Certamente, a utilização desse tipo de ferramenta vai ajudar a diferenciar sua empresa das concorrentes!

O que faz um drone?

Esse equipamento já existe há muitos anos, antes mesmo do que imaginamos, e vem se remodelando de acordo com o avanço da tecnologia. A cada ano, um modelo novo surge com funcionalidades ainda melhores do que os exemplares anteriores.

O drone é um veículo aéreo não tripulado(VANT), ou seja, não há necessidade de um ser humano à bordo. Seus comandos são feitos por meio de um controle remoto que deve ser realizado por uma pessoa capacitada ou um piloto especializado em Drones.

Esse tipo de aeronave é muito útil para captar cenas aéreas em alta resolução, sejam elas fotos ou vídeos. O uso pode ser com fins, recreativo ou comercial. Imagens panorâmicas, por exemplo, são úteis para empresas de diversos segmentos: Offshore, agricultura, imobiliária ou engenharia civil, e ajudam a produzir uma visão diferenciada de cada necessidade ou por exemplo de uma estrutura de difícil acesso.

Hoje em dia os drones também são muito aproveitados por grandes empresas que têm a intenção de oferecer um serviço realmente diferenciado. O equipamento pode ser alugado por meio de pacotes completos, que oferecem desde treinamentos para a utilização até a contratação de um profissional especializado.

E lembre-se: por mais que seja fácil o manuseio do produto, é importante conhecer e respeitar a regulamentação da ANAC a respeito.

Confira agora 4 benefícios que o drone oferece.

1. Fácil manuseio

Por mais que se trate de uma aeronave não tripulada, de acordo com a ANAC, o drone é um equipamento eletrônico de fácil manuseio. É conduzido por um controle remoto em relação ao qual é preciso saber instruções e ter conhecimentos básicos para o uso.

Apesar da facilidade de pilotar um, o tempo de aprendizado pode ser de 6 meses. Se você não tem essa disponibilidade, considere a contratação de uma empresa especializada em drones.

Hoje, a compra desse produto é muito mais acessível, e surgem, cada vez mais, modelos que melhoram a cada nova versão, mas ainda assim é importante respeitar a regulamentação da ANAC para usar adequadamente o equipamento.

2. Garantia de segurança

Em questão de pilotagem, o drone é muito seguro, já que tem velocidade e altura controlada. Seus comandos são todos através do controle remoto, o que facilita o desempenho da operação.

Além do mais, algumas regras de cuidado e fiscalização foram regulamentadas no Brasil desde o ano passado, a exemplo do certificado da ANAC, e devem ser respeitadas por quem adquire o equipamento, seja o dono pessoa física ou empresa.

Quando se trata de alugar drones, não se esqueça de ver se a companhia tem os certificados para o uso, se está de acordo com as normas regulamentais e se dispõe de profissionais qualificados para a pilotagem.

Se você ainda não conhece as regras de segurança da ANAC e da ANATEL, deve considerar a opção de alugar um drone com uma empresa confiável e que tenha suporte para esclarecer dúvidas sobre a certificação. Ela vai poder ajudar você com eventuais problemas e oferecer o suporte necessário.

3. Baixo custo operacional

Quando se trata de economia, deve-se pensar em tempo e dinheiro. O drone é uma ótima opção de baixo custo.

Seus voos conseguem atingir áreas maiores com agilidade. A economia também acontece em relação ao custo de profissionais, já que não há a necessidade de muitos operadores para comandar o equipamento. Apenas um profissional trabalhará como cinegrafista e piloto.

Empresas que alugam drones cobram valores acessíveis quando o cliente contrata um pacote com várias filmagens, por exemplo, sendo ele mais barato do que outros serviços de filmagem aérea.

Se a sua intenção é fazer mais de um serviço desse tipo, considere o que vai sair mais barato, a contratação ou a compra de um equipamento.

Mas tenha em mente que imagens feitas com essa tecnologia são de alta definição, o que eleva a qualidade de um vídeo institucional da sua empresa, por exemplo.

4. Imagens em alta definição

Seja por meio de uma fotografia ou de um vídeo, as imagens são sempre de qualidade. Usados muitas vezes por profissionais em eventos como casamentos ou shows, os drones estão ganhando cada vez mais espaço em vídeos institucionais.

É importante que a edição dessas imagens esteja de acordo com a produção, de maneira a valorizar ainda mais a qualidade do serviço ou do produto.

Construtoras ou imobiliárias procuram por aluguéis de drone a fim de mostrar os detalhes dos seus trabalhos, agregando valor na hora da venda.

Comprar ou alugar drone?

Quando se trata do custo-benefício para empresas como construtoras, a vantagem está em alugar um drone. Veja três motivos para decidir pelo aluguel agora mesmo!

1. Você pode contar com um ou mais equipamentos de fotografia e filmagem aérea de qualidade para melhorar o desempenho do seu projeto;

2. Dependendo do pacote que fechar com a empresa, você consegue uma equipe para ajudar você com a filmagem ou a realização das fotografias junto com a edição. Você também vai ter a tranquilidade de saber que o trabalho final vai ficar atrativo;

3. Contratando uma empresa certificada junto aos órgãos regulamentados, com bom portfólio e bons profissionais, você tem mais chances de elevar o padrão da sua marca e, consequentemente, atrair mais clientes.

Grandes companhias apostam nos aluguéis pelo custo-benefício, levando em consideração a quantidade de serviços que empresas especializadas oferecem. Essa é, certamente, uma boa solução para quem não tem tempo ou conhecimento para realizar produção e edição profissional.

Por fim, ao considerar a opção de alugar drone, pesquise por uma companhia de qualidade que tenha certificações, principalmente a da ANAC,  e garantia de trabalhos anteriores.

Também leve em consideração o que vai ajudar a sua marca na hora de realizar um filme no que se relaciona à qualidade das imagens e ao tempo de produção do projeto.

Essas dicas foram úteis? Então compartilhe este texto nas redes sociais!