Os drones se fazem presentes em diversos setores atualmente, principalmente no setor agrícola. Por isso hoje iremos listar 5 usos de drones na agricultura. Você vai conhecer seus usos na demarcação de plantio, pulverização, agricultura de precisão, monitoramento e identificação de pragas. São tantas possibilidades de uso que você pode inclusive ver outras matérias relacionadas no final desta postagem.

Demarcação de plantio

O Drone proporciona imagens aéreas de forma acessível, possibilitando a análise de qual local possui melhor aplicação para o plantio, o tempo que o drone pode percorrer para o processo ágil e também a possibilidade do mapeamento do local com detalhes, o que dá maior abertura para a agricultura de precisão.
Conheça o mapeamento com drone.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão possui equipamentos como tratores, adubadores, colhedoras e drones para aplicar fertilizantes e defensivos de acordo com a necessidade do produtor. No caso do drone, sua função seria sobrevoar os locais, mapear por calor e identificar a saúde das plantas através de câmera especial, verificar o estado do solo e até mesmo sobrevoar locais específicos de difícil acesso para aplicar a pulverização.

Pulverização com drones

O drone é uma ótima ferramenta para pulverização, pois ele faz o processo de forma remota, com um ótimo alcance de hectares por dia e até mesmo aumenta a segurança do profissional reduzindo o contato com os agrotóxicos e até mesmo evitando insolação, dentre outros problemas encontrados na pulverização manual. Além disso, ele pode acessar áreas de declive e possui diversos bicos para aplicação de defensivos. Inclusive fizemos uma matéria explicando melhor esta técnica de pulverização com drones.

Monitoramento na agricultura

Como visto acima, os drones são capazes de monitorar o plantio e até mesmo atuar no mapeamento para demarcação, contudo, ele pode se estender para usos como acompanhamento de incêndios e até mesmo monitoramento do pasto e ambiental. O seu processo de aerofotogrametria pode também mapear o local e gerar dados mais precisos, muito utilizados em topografia. São tantas possibilidades que podem até ser usados em vigilância.

Acompanhamento da plantação e identificação das pragas

5 usos de drone na agricultura - Monitoramento de insfestação em plantas

Por fim, o drone em específico pode ajudar no controle de pragas a acompanhamento de plantação, pois possui uma tecnologia que aliada a um software dedicado, detecta aonde está ocorrendo, com detalhes, a infestação de pragas e até mesmo falha nas plantações. Logo, seu processo é feito de forma eficiente e rápida, assim evitando que as plantações tenham perdas tardias, o que acaba por reduzir os custos na produção.

Conheça o mercado de drone

Se você gostou dessa matéria, assine nosso newsletter e fique por dentro das novidades do mercado de drone, matérias, dicas e até mesmo a abertura de turma de formação de pilotos de drone.