Imagens aéreas de drones ou helicóptero? Qual das opções tem o melhor custo benefício?  

Hoje vamos falar mais a fundo sobre essas duas possibilidades, mas com funções similares para captação de imagens aéreas. 

No decorrer da história, a primeira imagem aérea foi captada por Gaspar Felix, feita em uma vila francesa através de um balão a 80 metros de altitude. O fato ocorreu em 1858.  

No decorrer do tempo, essa tarefa passou a ser feita em aviões e até em helicópteros onde os materiais captados contribuíram para áreas como publicidade, vigilância, topografia, demarcação de terreno e até mesmo projetos artísticos. 

Acontece que os custos para essas tarefas são considerados altos e restritos se feitas em aeronaves tripuladas, por conta do alto custo para manter um avião ou helicóptero no ar. Assim, as imagens aéreas não eram utilizadas amplamente pelo público, somente com uma certa restrição, como estar em locais altos para captar as imagens. 

O drone entra em cena 

Com a chegada dos drones, esse processo se tornou mais acessível e com capacidade de gerar imagens incríveis e diferenciadas, no entanto, a questão a ser levantada é se o drone consegue substituir por completo as outras opções de gerar imagens aéreas. Para isso, vamos falar das funcionalidades das diferentes tarefas que cada um desempenha. 

Para entender melhor, o helicóptero era mais utilizado para imagens aéreas pela questão de versatilidade e a capacidade de captar melhor os ângulos. Por conseguir se manter pairado no ar estável, ao contrário do avião, ele possuía essa vantagem além da mobilidade e agilidade, contudo o seu alto custo tornava inviável a contratação do serviço para muitas empresas, porém houve uma grande mudança nesse cenário com a chegada da tecnologia dos drones. 

O drone, se comparado as aeronaves tripuladas e todos os outros métodos atuais de captação de imagens aéreas, possui um custo operacional bastante reduzido. Além disso, suas imagens aéreas são bem mais acessíveis e menos invasivas, pois o drone, por ser mais silencioso, não costuma incomodar a vizinhança local com poluição sonora nas operações, e também possui versatilidade para atuar em diversos locais, tanto que seu uso se estendeu para além da coleta de imagens. 

Conclusões 

Apesar de possuir grandes desvantagens se comprado ao drone, o helicóptero ainda é uma opção considerável, visto que, dependendo da operação, não é preciso se preocupar com áreas de interferência e, por possuir mais resistência ao ar, só necessita de uma captura de imagens por meios mais tradicionais. 

Contudo, um não exclui o outro, pelo contrário, dependendo da situação podem ser trabalhados em conjunto ou até mesmo usados para ampliar as opções para coleta de dados e imagens aéreas, tanto que o drone pode adentrar com mais facilidade em locais para monitoramento ambiental e áreas de difícil acesso de forma mais rápida. Seu acesso remoto possui uma ótima frequência e hoje no mercado há drones que suportam ventos de até 25 nós de velocidade. 

Se você gostou dessa matéria, veja outras que podem lhe interessar: 

Inovação com drones

Comprar ou alugar drone?

Estudo de caso offshore, reduzindo milhões