A segurança sempre foi um tema de muita importância, afinal se sentir seguro é muito importante para ter uma boa saúde empresarial e conservação da propriedade, então quando queremos garantir a segurança de um patrimônio, há diversos fatores envolvidos que podem ser complexos a primeira instância.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, muitas ferramentas são criadas no intuito de melhorar esse cenário, algumas dessas visando evoluir as funcionalidades que já existem no mercado tradicional, com o propósito de realizar uma operação de segurança de forma automatizada e eficaz.

Pensando nisso, o drone é uma dessas tecnologias que garante esse propósito, pois demonstra excelentes resultados em diversos setores, incluindo empresas de segurança privada, que trabalham com segurança patrimonial. Principalmente para empresas com áreas enormes para monitorar.

Segurança patrimonial que aderem aos drones, quais os benefícios?

No cenário atual, ter um serviço que garanta a segurança com os melhores recursos é uma excelente forma de proteção. Assim, as empresas que aderem a tecnologia dos conseguem se destacar, aumentando suas especialidades em criar medidas preventivas, para diminuir riscos e prejuízos ao patrimônio contra invasores ou detratores.

O drone é conhecido por sua versatilidade, pois, consegue operar de forma remota, utilizar mapas de calor para identificar elementos suspeitos e até mesmo mitigar riscos de proximidades dos vigilantes. Como situações de conflito na região monitorada, se beneficiando com voos remotos e automatizados, até mesmo em lugares estratégicos.

Esse processo melhora a gestão e planejamento da vigilância patrimonial, que necessita estar atenta a medidas protetivas, e a garantia de integridade a um patrimônio, onde o principal objetivo é a proteção e a redução das perdas. Tudo isso feito de forma planejada previamente.

Quais as atividades com drone podem contribuir para essa melhora?

As atividades utilizadas pelo drone para vigilância patrimonial são captar imagens em tempo real, câmeras térmicas que podem sinalizar avarias, movimentos de pessoas e situação da região (como incêndios ou acidentes), possui também imagens de alta precisão e zoom em torno de 30x. Além dessas funções, o drone pode se desdobrar em outras atividades, gerando até mesmo recursos extras e novas possibilidades de portfólio. Um exemplo claro foi em 2020, aonde autoridades estavam utilizando drones com  câmeras térmicas para identificar multidões e autofalantes para dispersar os mesmos, prevenindo focos de aglomeração durante o início da pandemia de covid-19.

Conclusão

Embora o drone prometa versatilidade, ele entrega muito mais, a inovação. Sua gama de possibilidades permite que setores diversos se desenvolvam e otimizem seu portfólio. Além desse ponto, melhora a produtividade ao direcionar a energia do efetivo para outras partes e consegue mitigar riscos ao dispensar atuações em áreas de riscos que podem ser monitoradas remotamente, assim, em caso de situação suspeita ou de risco, acionar as autoridades competentes.