Hoje iremos mostrar o porquê do drone ser uma tecnologia que pode contribuir em muito nos projetos de Arquitetura.

Seu uso se estende desde mapeamento até a contribuição para projetos urbanos e de captação de imagens para apresentações de projetos arquitetônicos. Se ficou interessado, continue na matéria até o final.

A arquitetura tem a capacidade de contar histórias de locais e até mesmo pessoas em um ambiente, não é à toa que ao longo dos anos ela vem sempre inovando com projetos distintos. Com isso, surge a necessidade de gerar imagens e até mesmo novas formas de melhorar os estudos de projetos. Então, o drone entra como um ótimo aliado que dentre todas essas possibilidades a oferecer, iremos citar algumas delas, confira abaixo.

Novas perspectivas

Falando de um modo mais amplo, as imagens aéreas podem dar um ótima visão do projeto ou empreendimento através da captura de imagens em detalhes, isso porque é possível obter ótimas fotos e até mesmo filmagens a um custo acessível, dispensando o alto custo realizado por imagens de helicópteros e aviões. Além disso, você fica livre para escolher entre comprar ou alugar um drone, hoje o mercado possui empresas de filmagens aéreas que seguem toda segurança para operação.

Confira algumas imagens captadas em fotos e vídeo abaixo

 

Além disso, o drone é capaz de mapear e gerar uma imagem mais ampla do local do projeto arquitetônico, fazendo com que seja possível planejar com imagens mais nítidas e gerar uma visão única para o estudo do local e os seus arredores. Um exemplo é o mapeamento aéreo que demarca áreas de relevos e capta informações que auxiliam na construção de novos empreendimentos e até na melhora da perspectiva na hora de construir um projeto. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Aerofotogrametria

O mapeamento com drone é um processo que se assemelha a topografia convencional, contudo pode reduzir um serviço de mapeamento que levaria meses em apenas alguns dias, tudo graças a um planejamento remoto e programado aonde o drone capta as imagens e consegue precisão de centímetros por georreferenciamento. Assim, com a imagem processada e finalizada, gera arquivos como ortomosaicos, modelos digitais de superfície, modelos digitais de terreno, curvas de nível, vetorização de ruas, pv, boca de lobo, postes, redes elétricas, dentre outras, bem como a planta topográfica.

Fizemos duas matérias sobre esse assunto e um estudo de caso recente, que podem ser conferidos nos links abaixo.

Projetos de arquitetura com drones

Um ponto interessante citado acima e nas matérias, é a possibilidade de levantar dados mais rápido se comparado a métodos tradicionais.

Há outros benefícios no uso do drone como o acesso as áreas adjacentes, que melhora a visão de como o projeto pode ser construído da melhor forma possível, tudo isso aplicado a um orçamento acessível,  que contribui em até 60% de economia nos valores e aumento de até 70% da produtividade.

Ademais, um registro visual torna mais rápido o acompanhamento das informações de histórico da vizinhança, a viabilidade em conformidade das autorizações de construção da prefeitura bem como as definições de como o projeto será realizado. Inclusive hoje, empresas utilizam  timelapse para fiscalizar a obra, assim, um bom levantamento visual prévio pode ser usado em conjunto para que a obra não precise ser refeita ou até mesmo caso ocorra problemas durante a execução.

Logo, o drone pode enxugar custos para levantamento dessas informações prévias e até ser usado em conjunto com outras tecnologias, tornando o custo muito mais acessível.

Outras soluções

Foto da matéria arquitetura com drones - Dois pilotos observam um drone em funcionamento

É claro que as competências de um arquiteto abrangem muito mais tarefas do que as citadas acima. Vamos listar algumas áreas que os drones vêm revolucionando que podem requerer a atuação ou necessidade do arquiteto:

Melhorando as tarefas tradicionais

Todas as tarefas de competência ao arquiteto podem ser melhoradas com tecnologia, por isso essa matéria foi dedicada a mostrar as possibilidades do drone para o arquiteto, visto que muitas vezes as tarefas tradicionais podem levar bastante tempo. Para concluir, é necessário consultar as possibilidades que o drone pode melhorar, o que muitas vezes impacta positivamente no orçamento e na produtividade. Vale lembrar também que é necessário ter destreza no uso do drone ou até mesmo contratar uma empresa de confiança no assunto. Nós do Grupo DR1 costumamos trabalhar ao lado do cliente, seguir à risca todos os protocolos máximos de segurança, para que a operação seja sempre um sucesso e contribua com o mercado de drones e aos nossos clientes.

Se você gostou dessa matéria, não deixe de compartilhar ou se inscrever nas nossas redes sociais, fique de olho nas novidades, siga-nos no instagram, linkedin e facebook.