DR1 atua com drones dando suporte a monitoramento ambiental

Há cerca de 4 anos, DR1 foi pioneira junto à maior grande empresa de Óleo e Gás do Brasil e iniciou o primeiro projeto de monitoramento ambiental com drone de operação de despoluição marítima, no objetivo de captar imagens ao vivo em outra perspectiva com câmeras de alta resolução de termografia para auxiliar as operações de embarcações de despoluição.

Em vista disso, hoje iremos falar sobre como o drone pode atuar no monitoramento ambiental.

Definindo o monitoramento ambiental

Para entender melhor, o seu conceito se baseia em mensurar informações importantes coletadas a partir de imagens e aplicar, quando necessário, um relatório específicos dessas informações baseado no que foi observado no levantamento de campo ou por satélites, por exemplo. Assim, essas informações possuem indicadores e parâmetros que demonstram os impactos que estão ocorrendo ou virão a ocorrer se não houver uma medida de prevenção.

Assim o monitoramento ambiental engloba alertar e coordenar operações de prevenção e definir as melhores ações para cuidar do meio ambiente.

Confira como pioneiros da DJI estão usando drones para combater a malária

O campo em que a DR1 vem atuando com os drones

Dessa forma a DR1 vem atuando na área marítima coletando imagens que os satélites não conseguem captar com mais detalhe, assim, supre a necessidade de se aproximar do impacto ou na área pesquisada sem que haja uma aproximação humana.

A exemplo, há casos em que durante a coleta de petróleo ou serviço similar, possa vazar óleo em alguma ocasião. Então os satélites são capazes de captar essas informações, mas em dados momentos, é necessário verificar de perto do que se trata, então o drone é capaz de ir até o lugar e coletar imagens bem como transmitir em tempo real,  se houve algum vazamento ou se há espécies marinhas sendo afetadas.

Feito esse levantamento, prontamente uma empresa especializada envia barcos OSRV (Oil Spill Response Vessel) que fazem a limpeza no local e tomam as decisões mais eficientes.

 

A vantagem de monitoramento ambiental com drones

Assim sendo, o monitoramento ambiental por RPAs é excelente opção por não precisar de um deslocamento humano e poder adentrar em áreas de difícil acesso que levariam horas ou dias para chegar ao local, fora seu custo e a segurança humana dentro do ambiente monitorado.

Um exemplo, é essa imagem da WWF aonde ela cita na legenda “Imagem aérea da cachoeira do Roncador, no Parque Nacional do Juruena. Com o drone foi possível confirmar que não existem outras cachoeiras acima da queda principal.” https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/ecodrones/

WWF - monitoramento-drone
Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/ecodrones/

Ademais, há diversas áreas que podem usufruir das soluções com drones para área ambiental, algumas como:

  • Monitoramento do ambiente a distância
  • Mineração
  • Áreas de conservação
  • Offshore
  • Análise de áreas de risco

Para concluir, as vantagens para essas áreas são:

  • Precisão nos dados a um custo baixo
  • Imagens aéreas nítidas e com nível de detalhamento importante para relatórios ambientais
  • Acesso a áreas de risco ou de difícil aproximação humana
  • Aumento na produtividade das atividades ambientais e de mapeamento do local
  • Redução do tempo de operação
  • Segurança da equipe de monitoramento

Siga nossas redes sociais e fique por dentro da DR1, na aba serviços do Facebook você pode conferir soluções para seus negócios.

Instagram – @grupodr1 / @dr1inspection

Facebook –  Grupo DR1

Linkedin – DR1 Group