Pulverização com drones? Se você não conhece sobre o mundo dos drones ou ainda não se familiarizou, hoje iremos mostrar essa nova técnica que vem ajudando auxiliando a agricultura de precisão bem como evita intoxicação e insolação dos operários por ser um processo remoto.

O que é a técnica de pulverização com drones?

Pulverização-com-drones

A pulverização com drone é um processo em que a aeronave percorre o plantio abastecida com tanque de defensivo agrícola. Desta forma o drone cobre uma área de forma eficaz e segura, sem que o produtor tenha contato direto com o produto. Todo o processo é feito de forma remota e há otimização do processo de pulverização. Levando esses aspectos em consideração, hoje iremos mostrar um guia completo de como funciona e suas vantagens.

Como é feita a aplicação?

A pulverização com drones é feita através de um estudo prévio do local. Uma vez mensurado o local a ser aplicado o defensivo agrícola, a calda é preparada com o mínimo contato humano e abastecida nos tanques acoplados ao drone. Então, o drone sobrevoam o local aplicando os produtos com seus bicos pulverizadores. Os bicos borrifam de forma que tenha amplo alcance e aplicação efetiva, economizando produto. Vale lembrar que os bicos podem ser ajustados para diversas plantações.

 Aplicações

O planejamento do voo é feito de maneira inteligente com o DJI Agras MG-1P. Podendo até realizar a definição da quantidade de líquido por área, e assim calcular os parâmetros restantes, aumentando a eficiência. Também podemos escolher entre o Modo Eficiente e o Modo Intensivo de Pulverização para diferentes necessidades de operação.

Em nossos estudos prévios, foram feitas aplicações em diversos tipos de plantios, variando o tipo de defensivo contido na solução montada pelo profissional para pulverização com o drone. Por exemplo, durante as aplicações realizadas pelo DR1 Agro na segunda metade do ano de 2019 foram nos seguintes cultivos:

  • Tomate
  • Café
  • Milho
  • Banana
  • Caqui
  • Alface
  • Espinafre
  • Repolho
  • Pasto
  • Local restrito

Contudo, outras empresas no Brasil já estão aplicando em:

  • Cana de açúcar
  • Soja
  • Eucalipto

Vantagens

A pulverização com drones possui diversas vantagens a ser analisadas de perto

Economia de produto

A preparação da calda pode ser feita de maneira mais eficaz, utilizando somente o necessário. Assim sua aplicação será mais precisa que outros métodos convencionais. A redução de água por chegar a 200 litros por hectares e até 50% de produto.

Acesso remoto

Você pode sobrevoar o plantio a distância, aumentando a segurança e ampliando o acesso até mesmo em áreas de difícil acesso, como relevos, declividades ou terraços.

Redução do custo do maquinário

Pulverização-drone-vs-trator

Na lavoura você pode dispensar certos equipamentos que são utilizados de forma tradicional, pois o drone só precisa de ajuste no bico e o preparo adequado para pulverização, bem como uma análise prévia.

Otimização de perdas

Com a aplicação por drones, não há perda de plantio com degradação, como em aplicações por trator, já que o drone sobrevoa o cultivo, sem danificar a vegetação.

Resultados

Os resultados da pulverização podem ser vistos com um bom controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Além disso pode:

  • Pulverizar 3 a 4 hectares por hora
  • Pulverizar até 40 hectares por dia
  • Tornar mais rápida aplicação em até 40 a 90 vezes mais rápida.

Métodos tradicionais x Pulverização com drones

A pulverização é de suma importância por conta do controle de pragas, então é muito comum que precise ser utilizado algum tipo de técnica de pulverização, assim como o uso de drones, é preciso conhecer antes algumas técnicas e comparar qual tem a melhor efetividade. Algumas conhecidas e tradicionais são:

Pulverizadores costais

São pulverizadores em forma de mochila que contém o agrotóxico dentro, através de um bico é feita a pulverização de forma manual, possui um resultado satisfatório, contudo há um risco, pois mesmo com o EPI, ainda é um contato próximo do agente pulverizador. Costuma fazer em torno de 1 hectare por pessoa/dia

Pulverizadores Hidráulicos

São equipados em animais ou tratores que realizam a tração do produto e ambos necessitam de ajustes para a aplicação adequada. Possuem uma pulverização eficiente também, no entanto ainda é uma forma de contato com o produto e danificar parte do plantio por amassamento. Costuma fazer uma média de 1 hectare por hora.

Uso de aviões

Os aviões podem ser usados para pulverização, possuem um alcance rápido de aplicação e cobrem uma área boa, contudo são restritos para algumas áreas que possam ter redes elétricas ou até mesmo árvores. São bons para áreas de declive ou até mesmo alagadas e possuem uma economia de mais de 50% comparado com as áreas feitas com trator.

Possuem uma média de 80 hectares por hora e um processo mais uniformizado apesar de possuir problema em se espalhar mais do que deveria.

Comparando com o drone para pulverização

Se comparar os produtos com a atividade do drone verá que não terá problema com contato do operador, exposição dos animais ao serviço ou até mesmo precisar de um equipamento de mais de R$ 500 mil reais, ainda que a área do seu plantio seja pequena, o fato de possuir mais segurança já conta muito em vista do produto químico aplicado.

Há também de ser levado em conta o tipo de propriedade, em áreas de relevo, a pulverização com o RPA pode ser a única solução viável, enquanto que áreas planas aparentemente seja melhor a pulverização de arrastos.

Embora o drone por ser uma tecnologia nova, ele possui certas limitações no quesito alcance. Se uma área for de muitos hectares, então nesse caso será necessário pulverizações de longo alcance, no entanto é possível que haja novas soluções para um alcance enorme no futuro. Em todo o caso é sempre considerado consultar um especialista para ver qual aplicação de defensivo é melhor para o plantio.

Custos da pulverização com drones

Os custos da pulverização com drones podem variar por área, contudo são reduzidos por dispensarem equipamentos tradicionais e até mesmo por ser feito de forma remota. No entanto um drone pode beirar uma faixa de 81 mil a 160 mil reais. Na DR1 utilizamos o drone Agras MG-1P para o serviço de pulverização com drones, inclusive já fora utilizado até em um teste de desinfestação devido a pandemia na cidade,

Veja também: Pioneiros da DJI utilizam drones no combate à malária

Assim, é necessário observar qual a melhor alternativa que atenda, lembrando que os pulverizadores são somente ferramentas de aplicação de defensivos na agricultura, sempre é bom se atentar a melhor opção de produtos agroquímico através de consulta do seu agrônomo.

Comprar ou alugar?

Pulverização-com-drones

Essa é uma dúvida recorrente quanto a adquirir ou alugar o equipamento. Hoje para operar um drone devemos seguir uma série de regulamentações e exigências. No entanto as vantagens de se adquirir um drone, são o fato de hoje possuir cursos de qualificação para operar a aeronave e a redução de custo por você mesmo realizar a operação.

Inclusive em breve iremos divulgar um curso de pulverização com drones, incluindo uma série de postagens que possa ajudar a fica mais por dentro do mercado de drones e agricultura.

Conheça alguns drones para pulverização

  1. Agras MG-1 – O drone de uma famosa empresa chinesa , umas das marcas mais famosas de RPA,  consegue alcançar até 3 a 4 hectares por hora. Inclusive esse é o utilizado pela nossa companhia
  2. JT Sprayer 15 – Também de origem chinesa, possui capacidade de até 15 litros em seu tanque, 6 bicos para pulverização e 5 metros de largura para aplicação. Pode fazer uma média de 3 hectares por hora.
  3. Drone Pelicano – Esse drone é fabricação brasileira que promete até 8 litros de aplicação de defensivos, sendo possível um alcance de  até 10 hectares.

A outra opção é o aluguel que é feito junto a um piloto que coordena toda a operação e efetua a operação de forma rápida e eficiente e através de um voo inteligente. Conseguindo sobrevoar toda a área de forma segura, remota e contato zero com o defensivo agricola. A vantagem da locação é que esses drones apresentam ao logo do tempo muita manutenção, sendo necessária a atualização de software, troca de componentes e baterias, adicionando um pocuo mais de custos e perda de tempo para o produtor rural.

Se você gostou dessa matéria, não deixe de compartilhar e acesse outras matérias que podem ser de seu interesse:

Confira drone uso de drones de forma inusitadas

Comprar ou alugar drone?

Drone e inovação a relação maravilhosa

Mapeamento com drones