A quantidade expressiva de drones registrados pela ANAC hoje mostra que esses equipamentos vieram para ficar e facilitar ainda mais as demandas das empresas. Hoje são registrados mais de 41 mil equipamentos, que vão desde uso recreativo até mapeamento aéreo com drones.

No começo era mais difícil comprar um equipamento, mas depois da regulamentação, as facilidades aumentaram e os drones tendem a ficar ainda mais baratos com tanta popularização. É por isso que grandes empresas estão correndo contra o tempo para fazer uso dessa tecnologia — em especial nos setores agrícola e de construção civil.

Estima-se que hoje, cerca de 40% do uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) seja por parte de empresas do setor agrícola, e o segundo maior registro de uso é o setor civil.

Antes dessa tecnologia chegar ao Brasil, o serviço de topografia era realizado com o teodolito — um equipamento de precisão óptico que informa medidas de ângulos verticais e horizontais — ou com a ajuda da Estação Total, que mede a distância e os ângulos. Hoje é possível fazer tudo isso com um único instrumento: o drone.

A topografia tem como objetivo principal fazer o levantamento de dados de um terreno no momento do planejamento de uma construção, entre outros serviços. Essa inspeção pode ser feita de forma manual, com equipamentos especializados. Após a coleta de dados, essas informações são anexadas à planta ou carta topográfica daquele terreno.

Além disso, a topografia determina as dimensões de áreas, o volume de aterros, auxilia no setor rodoviário, entre outros serviços.

Como o mapeamento aéreo com drones pode ajudar nesses mesmos serviços? Continue a leitura deste artigo e conheça as mudanças e facilidades que essa tecnologia pode oferecer para a sua empresa.

Aumenta a produtividade

O mapeamento aéreo com drones proporciona às empresas o acompanhamento qualificado de obras ou terrenos de uma maneira mais concreta e facilitada do que outras aeronaves no serviço convencional de topografia.

Com um voo manipulado por meio de um controle remoto você é capaz de ter dados de solo e área em alta qualidade, além de ter vários serviços disponíveis em um único voo, elevando a produtividade das atividades.

Por terem asas fixas, os VANTs têm menor gasto energético, ou seja, ficam mais tempo no ar cobrindo grandes áreas em menos tempo. A velocidade média dos drones para esse fim é de 80km/h.

Todos esses serviços são feitos por um único profissional especializado em manusear um drone para fazer a captação de todos os dados que a sua empresa precisa para se destacar no mercado.

Reduz os custos com mão de obra

Ao contratar um drone com o objetivo de realizar a tarefa de aerofotogrametria, além de ter um número maior de resultados com um menor custo e tempo de trabalho, você também reduz os custos de mão de obra.

Já parou para analisar o serviço de um topógrafo? Quantos profissionais serão necessários para atender à demanda e quanto tempo isso vai levar?

O tempo que esse profissional gasta para desenvolver o mesmo trabalho de forma tradicional é muito maior do que a contratação de um VANT, por exemplo.

Dependendo do tamanho da estrutura a ser analisada, você consegue realizar tudo em um único dia com o auxílio de um drone. Além disso, não tem os custos extras de equipamento, como gasolina ou outros operadores para os instrumentos necessários.

Oferece mais segurança no local de trabalho

Ao trabalhar com mapeamento aéreo com drones você reduz drasticamente os acidentes de trabalho, já que é preciso ter apenas um profissional especializado para comandar o drone de um local seguro, sem a necessidade de se arriscar na coleta de dados que a sua empresa precisa.

Esse pequeno equipamento consegue chegar a lugares mais altos ou estreitos sem causar nenhum dano à vida dos seus colaboradores, e vai conseguir realizar o mesmo projeto coletando informações de forma precisa. Além disso, você tem acesso a tudo em tempo real, agilizando o serviço.

O custo que a sua empresa tem com o seguro de um drone é menor do que o custo do seguro de um trabalhador para o mesmo serviço de monitoramento. Sendo assim, você pode deslocar esse profissional e direcioná-lo para outra atividade.

Monitora o projeto

Assim como a facilidade de chegar a lugares que um profissional não conseguiria com mais segurança, o mapeamento aéreo com drones permite que você faça um monitoramento maior do seu projeto — que pode ser feito antes, durante e depois da construção.

Esse acompanhamento pode ser feito durante as obras ao inspecionar colunas, por exemplo, ou ao cuidar dos equipamentos, reduzindo os custos com pessoal para realizar essa tarefa de forma manual.

O monitoramento é feito com o objetivo de fiscalizar o trabalho dos operadores. As opções são inúmeras e vantajosas para as empresas de construção civil.

Captura imagens nítidas e detalhadas

Por se tratar de uma tecnologia muito utilizada em recreação para captar imagens aéreas, os VANTs contam com câmeras especiais de alta resolução capazes de registrar as fotografias de forma profissional. Uma câmera de VANT pode chegar a até 42 megapixels e filmar em 4K.

Com a facilidade que esse equipamento tem de manuseio, é possível criar imagens e vídeos de excelente qualidade.

Capturar imagens da área ou de solo por meio do mapeamento aéreo com drones significa ter materiais mais ricos para a sua empresa, valorizando ainda mais o trabalho da construtora.

Essas imagens ficam tão diferenciadas que hoje já existem prêmios fotográficos com o uso de VANTs. Muito mais do que entretenimento, esses equipamentos são utilizados para facilitar as demandas das empresas — em especial, reduzir o tempo de trabalho de quem tem como objetivo a mesma tarefa.

O monitoramento aéreo com drones agrega muito aos serviços de grandes construtoras pelo fato de reduzir os custos de trabalho, apresentar possibilidade de acompanhamento de um projeto e por oferecer mais segurança aos operadores.

Todas essas facilidades não eram possíveis com a topografia tradicional. Hoje, apenas uma pessoa especializada em comandar o voo com um controle remoto de forma qualificada, segura e eficiente consegue realizar o trabalho com melhor qualidade e menos tempo.

Quer saber mais sobre o uso de drones aliado à construção civil? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do assunto! Estamos no Facebook, no Instagram e no Vimeo.