Confira alguns fatos do mercado de drone, e conheça seu crescimento. Aqui listamos 3 fatos sobre esse mercado a nível global e nacional. 

Fato 1 – O de cadastros e registros 

Segundo um relatório de previsão da FAA  realizado em 2019, houve registro de 900 mil modelos registrados e foram identificados em dezembro de 2018 que há 1,25 milhões de aeromodelos pelo mundo. O mercado de drones deve triplicar até 2023. 

No Brasil, houve um aumento de 27 mil cadastros em 2017 para 64 mil em 2021 no número de pessoas jurídicas e físicas, em outras palavras, aumento de 237% no número de cadastros para uso comercial ou recreativo. 

Já no registro de drones para serviços, houve um surpreendente aumento no número de drones para uso comercial onde saltou para um pouco mais de 400%, dados atualizados em 01/01/2021. 

Dois operadores com um drone em movimento - Matéria Fatos sobre o mercado de drones

Fato 2 – O mercado está presente em diversas áreas 

Conforme o avanço de indústrias 4.0 e áreas como internet das coisas (IOT), o drone se faz presente em atualmente em diversas soluções que muitas nas quais não há uma mão de obra específica, mas também em algumas áreas como: 

Óleo & Gás; 

Offshore; 

Mineração; 

Topografia e mapeamentos; 

Oceanografia; 

Inspeções visuais; 

Indústria; 

Delivery; 

Saúde; 

Comercial & Marketing; 

Engenharia; 

Arquitetura; 

Audiovisual & Eventos; 

Segurança & Monitoramento; 

Monitoramento Ambiental incluindo em tempo real; 

Agricultura; 

Espaços confinados; 

Fato 3 – Crescimento de aderência das empresas 

Dois operadores com um drone na cidade grande - Matéria fatos sobre o mercado de drones

Drones estão atualmente em setores auxiliando na redução de custo, como foi o caso de uma plataforma offshore que teve custos não planejados reduzidos em milhões como pode ser visto nesse estudo de caso feito anteriormente. 

Além disso, setores como agricultura e mineração aproveitam a tecnologia para pulverização, monitoramento, vigilância, mapeamento e reconhecimento do local. 

Nas áreas urbanas são utilizados para fiscalizar obras e audiovisual e marketing ou até mesmo em inspeções visuais como de prédios, pontes dentre outras atividades. 

O ganho se dá pela produtividade, qualidade no serviço e redução de custo bem como segurança. 

Um mundo de possibilidades 

Como vimos, os drones abrem portas para diversas possibilidades, cada dia menos são vistos como uso recreativo e mais bem utilizados para tarefas profissionais. 

Além disso, as regulamentações tornam seu uso mais seguro e dá garantias que haja boas práticas para serem usados de forma profissionais, visto que uma quebra de padrões precisa se mostrar mais vantajosa que métodos profissionais. 

Se você gostou dessa matéria, não deixe de seguir a DR1 nas redes sociais e conheça mais sobre o mundo dos drones.