Drone no audiovisual

Como profissionais do setor audiovisual podem aderir aos drones para filmagens e captação de imagens e quais drones indicamos para esses profissionais. São diversos serviços em que o drone pode facilitar e até mesmo dispensar equipamentos para certos tipos de filmagens, como traveling, doly in/out, grua..

Um profissional que trabalha com audiovisual geralmente entrega filmagens e captação de imagens para:

No audiovisual com drones essas tarefas possuem diversos benefícios, confira abaixo.

Esse post foi dividido em tópicos de interesse:

O profissional do audiovisual e os desafios

Soluções para o audiovisual com drones

Quais drones para o audiovisual mais indicados

O drone como aumento de produtividade

O profissional do audiovisual e os desafios

Audiovisual-desafios-drone

Hoje no audiovisual, várias pessoas atuam de diversas formas, estamos falando de grande produtoras, pequenas, filmmakers freelancers, dentre outros profissionais que atuam captando e finalizando imagem. Muitos deles utilizam diversas formas para gravar uma cena e todo seu planejamento é baseado nos equipamentos disponíveis e na possibilidade de deslocar esse equipamento, pois há custos envolvidos durante uma produção audiovisual.

Com o drone, você tem uma abertura benéfica nessas produções que variam desde aumento da segurança da gravação até a dispensa de equipamentos como helicópteros para filmagens áreas deslocamento de equipamentos em certos tipos de filmagens.

Soluções para o audiovisual com drones

Para produção audiovisual o drone pode ser uma ótima solução por serem:

  • Mais silenciosos – O drone pode realizar filmagens sem incomodar as pessoas ou atrapalhar gravações com o barulho, pois podem captar imagens de alta qualidade a até 30 metros;
  • Compactos e possuirem mais acessibilidade – Ele pode substituir diversos equipamentos para gravação e por isso, devido ao seu tamanho, ela pode ser carregada facilmente. Sendo acessível ao profissionais que não atuam em grandes produtoras;
  • Mais flexibilidade para gravação em ambientes – O drone possui ótima estabilização tanto voando quanto filmando, com isso, você pode executar movimentos como efeito dolly in/out, traveling, grua;
  • Filmagens tanto no ar quanto no solo com ótima estabilidade – Devido ao seu tamanho e flexibilidade, é possível manusear facilmente tanto no solo quanto no ar;
  • Mais seguros para manuseio – O drone é mais seguro de manusear que muitos equipamentos, somente necessitando o piloto tomar os devidos cuidados e precauções;
  • Planejamento mais efetivo – Sendo um aparelho mais flexível de se trabalhar, o drone pode poupar custos no orçamento, executar tarefas em menos tempo melhorando a produtividade. Além disso, ele se torna eficaz na hora da captação das imagens, pois se bem planejada as filmagens são bem rápidas.

Quais drones para o audiovisual mais indicados

Audiovisual com drone

Saber das vantagens de um VANT para filmagem não é suficiente, sempre fica uma dúvida sobre qual comprar e qual modelo é ideal. Por isso separamos 3 modelos que são considerados ideais para uma entrega ideal de filmagem.

Pequenas e médias produções

Phantom 4 Pro ou Mavic 2 Pro para produções mais leves – São produções feitas para construtoras, obras, vídeos institucionais, e que não exigem filmagens muito elaboradas. A vantagem do Phantom 4 é que tem mais resistência ao vento enquanto que o Mavic 2 Pro tem um custo benefício mais em conta, porém ambos dão conta do recado. No final das contas ambos deve se levar em conta quais benefícios você precisa, como filmagem 4k a 60 FPS(Phantom 4 Pro) ou um drone com um sistema de pilotagem um pouco mais amigável e qualidade de câmera melhor (Mavic 2 Pro).

Médias e grandes produções

Inspire 2 com câmera X5S ou X7 para produções que demandam mais recursos – Para produções que exigem mais equipamentos para uma entrega melhor da imagem, como filmagens em raw e o recurso de lentes intercambiáveis, o Inspire 2 atende muito bem, seja produções cinematográficas ou comerciais e entrevistas mais elaboradas (pós produção agradece o recurso).

Além disso ele possui sensor de segurança contra obstáculos a 30 metros de distância e recursos que permitem usar um sistema de tracking de objeto, permitindo cenas mais dramáticas e um efeito parallax. Possui sistema de transmissão HD e garante um voo mais preciso devido ao barômetro duplo e um sistema GPS eficaz além de um sistema duplo de bateria em caso de falha de uma.

A câmera por ser intercambiável, pode optar entre X5S e X7, mas qual a diferença entre elas?

Câmera X5S e X7 – A diferença entre as duas se dá ao peso, quantidade mega pixels e resolução, se você pretende maximizar todos os recursos, pode pegar a X7, que ganha desempenho pela distância focal de ultra curta, a fim de obter um sistema compacto com a lente acoplada o mais próximo possível do sensor, possibilitando assim uma melhor distribuição de peso .

Se não houver necessidade, mesmo sendo uma grande produtora, pode aderir a X5S que já atende devido ao seu desempenho e se assemelha a X7. Logo, o único contra de aderir essas câmeras é o fato de precisar adquirir a licença para usar o formato Cinema DNG Apple & ProRes.

O drone como aumento da produtividade

Audiovisual-foto-production

Para concluir, o drone como uma tecnologia estável possui um alto desempenho quando o assunto é redução de custo, aumento da produtividade por reduzir o tempo hábil para filmagem e ainda por cima ter mais segurança e acessibilidade para transporte.

O VANT Atende todos os requisitos para projeto inovadores e isso tem seu devido peso na hora das escolhas. Se você se interessou por esse post e precisa de um orçamento, você pode entrar em contato com a gente através no nosso site Grupo DR1.