Drones estão sendo usados nas linhas de transmissão para reduzir custos e aumentar a produtividade. Descubra como essa nova prática ajuda na manutenção da qualidade das infraestruturas. Um exemplo são os custos para o transporte de cabos ou até mesmo inspeção, que se realizadas da maneira tradicional, são muito caras e demoradas.

Lançamento de linhas de transmissão de energia com drones

Como visto em outras matérias, o drone consegue um aumento de produtividade em diversos setores e segmentos, assim, quando o assunto é linhas de transmissão a produtividade se dá ao fato de tornar horas de trabalho em minutos como: 

  • Se deslocar a uma altura segura, sem haver interferência no ambiente, evitando obstáculos no trajeto como vegetações
  • Seu transporte é rápido, feito por um processo de içamento através de um fio de nylon e posteriormente até os profissionais em questão de minutos 
  • Dispensa equipamentos e operações adicionais que demandam tempo 
  • Mitigação de trabalhos de risco dos operadores ao transportar o cabo via terrestre

Inspeção em linhas de transmissão 

Para poder prosseguir com o reparo das linhas, operários colocam suas vidas em alto risco, pois embora todas as medidas de proteção sejam sempre tomadas, a tensão e a altura das torres de transmissão são um perigo iminente em qualquer situação.

Por isso, as empresas do setor de energia buscam cada vez mais alternativas sustentáveis, rápidas, eficazes e seguras para realizar essa tarefa.

A utilização de voos autônomos não tripulados na etapa de inspeção visual pode reduzir consideravelmente a jornada de trabalho, os riscos físicos sofridos pelos funcionários bem como os custos. Com a automação das inspeções, é possível economizar em até 50% seus custos, em menos tempo de inspeção, permitindo que operadores qualificados possam ir direto ao problema e focar apenas na manutenção das linhas. 

Um dos avanços mais importantes nas inspeções de drones é equipar a aeronave com sensores para captar imagens de alta resolução, detalhadas e termográfica para detectar pontos de calor visando possíveis problemas na infraestrutura. 

Segurança do trabalho 

O Brasil é um país que apresenta alto índice de acidentes de trabalho, em vista disso, situações aonde operadores de linha precisam escalar torres de transmissão para tentar detectar visualmente problemas e tirar fotos é uma situação que pode ser contornada com o drone. 

 

Conclusão 

Como vimos em dois exemplos, os drones atuam de forma versátil, produtiva e até mesmo assertiva na atividade industrial, não é à toa que vêm crescendo conforme demanda aumenta, pois, há um ganho de qualidade de trabalho. 

Se você gostou dessa visite nosso blog e acesse para mais conteúdo.