Descubra  como a segunda maior produtora de Petróleo do Brasil mudou seu plano de inspeção de 5 anos para ser realizada anualmente. 

Prestando serviço ao longo de dois anos e meio para essa major IOC (International Oil Company) através de serviços de contratação Spot, a DR1 consagrou um Frame Agreement de Preço Fixo de dois anos. O contrato foi criado pela companhia após mudanças em seu plano de inspeção, que passou de 5 anos para uma inspeção anual devido a versatilidade dos drones. 

Em vista disso, hoje iremos falar sobre como os serviços por drones da DR1 pôde contribuir para essa mudança no monitoramento de integridade dos ativos offshore.

As atividades da DR1 no cliente 

A DR1 iniciou as atividades com drones para esse cliente, com serviço de inspeção offshore, onde o operador de drone e conjunto com o inspetor de equipamentos inspecionam visualmente diversos pontos de uma embarcação, plataforma, dentre outros locais. 

As atividades de inspeção com drone eram: 

  • Flare 
  • Drops survey 
  • Casco 
  • Vent tower 

Durantes esse tempo, eles viram um ganho de produtividade e redução de custo na utilização de drones nas operações. Em vista disso, foi criada um contrato (frame agreement) para que uma empresa prestasse o serviço contínuo e de preço fixo, por demanda. 

 

Sobre o contrato 

O contrato visa a utilizado de drones em diferentes áreas dentro da cliente, como integridade, meio ambiente, resposta a emergência e marketing por 2 anos. Os serviços serão: 

  • Monitoramento ambiental, para resposta a emergência; 
  • Inspeção de áreas topside; 
  • Inspeção em espaço confinado; 
  • Filmagem e fotografia aérea; 
  • Dentre outras solicitações com drones; 

Vale lembrar que antes de ganhar o contrato de 2 anos, a DR1 havia embarcado para operações com drones em quase todas unidades da cliente (11 no total). O que aumentou o grau de confiança no apontamento do uso de drone para operações diversas. 

1/3

Resultado 

Uma empresa de petróleo segue à risca muitos procedimentos de segurança, logo, aderir o uso de drone para operações só reforça o grau de confiabilidade que o drone apresenta nos mais diversos serviços. 

Os resultados podem ser percebidos ao longo prazo, dentre eles, a falta de necessidade de parada de operação do flare durante a inspeção, o que pode reduzir custos de manutenção não-planejados, aumento do número de inspeções ao longo do tempo a um custo reduzido. 

Estudo de caso inspeção offshore – reduzindo $ 36MM em custos 

Além disso, há outros procedimentos que envolvem riscos humanos que são evitados com drones, como espaço confinado, risco de trabalho em altura, dentre outras atividades. Por fim, produtividade e economia que pode chegar a 80%, dependendo da atividade. 

Siga o blog da DR1 e fique por dentro das atividades e notícias do universo dos drones.