Drones vêm sendo usados no combate a pandemia do coronavírus com diversas soluções

Saiba como o drone pode auxiliar na medicina, controle social e até mesmo em entregas. Essas são algumas opções que vêm sendo aplicadas no dia a dia pelo mundo todo, para saber mais aproveite a leitura!

Controle social da pandemia

Com o avanço da epidemia, não são medidos esforços para conter esse avanço e com isso é feito o controle social através do isolamento, aonde é evitado que haja aglomeração de pessoas e com isso uma possível contaminação, visto que o vírus se espalha rapidamente. Então o drone é usado como ferramenta para ajudar nesse controle, emitindo avisos sonoros, localizando aglomerações, e até mesmo patrulhando locais ou desinfetando ambientes. Entenda como:

Drone combate a epidemia

Emitindo avisos sonoros e alertas

Os drones, que possuem autorização especial para este tipo de voo, usam alto-falantes acoplados emitindo avisos sonoros que dão orientações a população e lembrando as dicas que devem seguir de acordo com a Organização Mundial de Saúde, são dicas para evitar aglomerações e até mesmo durante essa vistoria o uso de câmeras com infravermelhos para medir a distância a temperatura das pessoas e verificar se há febre, visto que é um dos sintomas do coronavírus. Essa medida vem sendo abordada em países como Espanha, China, Itália e até mesmo o Brasil.

Fonte: Canal VOA NEWS https://www.youtube.com/watch?v=-l4NsYZWEfE

Fonte: The Guardian, canal Guardian News – https://www.youtube.com/watch?v=C6mjT_U22KY

Mapeando os locais para evitar propagação do vírus

Ao mapear os locais com o infravermelho, os especialistas podem verificar aonde está ocorrendo foco e até mesmo tomar medidas seguras, a distância, sobre como proceder em diante. Além do mais, os drones vêm sendo usados em alguns locais para desinfectar os ambientes públicos.

Desinfetando os locais públicos

Drone para pulverização

Visto que alguns drones possuem o design apropriado para serem usados em lavouras para aplicação de defensivos, o RPA vem sendo usado em cidades chinesas como Wuhan e até mesmo na França, confira as vantagens:

  • Aplicações até 15 vezes mais rápidas
  • Menos ação humana em contato direto com os locais
  • Controle maior das áreas impactadas

Na medicina, drones no combate a pandemia em forma de entregas

Área da saúde drones na medicina no combate a pandemia

Há um tempo fizemos matérias sobre drones na medicina e como esperado seu uso se torna importante nesse momento, os drones vêm atuando na entrega de exames e transporte de suprimentos, visto que é priorizado o isolamento social, assim, a entrega remota é uma ótima ideia, a fim de evitar o contato entre profissionais da saúde, que diariamente trabalham com pessoas infectadas, e as demais pessoas na operação.

Matérias que podem interessar: Drone no combate a malária

Faça sua parte, evite o contagio!

Sigas as orientações de órgãos de saúde (https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus)

Apesar de o drone ser uma ótima ferramenta ante o vírus, é necessário que todos nós tenhamos cuidados. Por isso, evite:

  • Sair na rua, somente quando necessário
  • Higienizar as mãos até o pulso, devidamente e por no mínimo 40 segundos deixando o sabão agir
  • Use também álcool 70, caso não seja possível higienizar no local
  • Evite aglomerações
  • Mantenha distância de 1 metro das pessoas
  • Evite sair de casa, caso apresente sintoma e use máscaras também nesse caso

Fica em casa

Por fim caso queira saber mais sobre o uso do drones no países no combate a epidemia, visite este link da DJI https://enterprise-insights.dji.com/blog/dji-drones-essential-tool-fight-covid19-europe-support-program?site=brandsite&from=landing_page