Muitos ainda acham que Inteligência Artificial é um conceito de ficção científica, mas ela já está bastante presente em nossas vidas. Toda forma de análise avançada de dados que implique em tomadas de decisões autônomas é um IA. Assim, dentro desse conceito, os algoritmos do Facebook e do Google e também os softwares de controle de drone com Inteligência Artificial.

Cada vez mais, a IA tem se tornado uma parte essencial e importante das mais diversas áreas da sociedade. Aliadas a tecnologias como os drones, tem servido para avanços significativos, trazendo vantagens, eficiência e produtividade.

Saúde e qualidade de vida

Na área de saúde e qualidade de vida, um drone com Inteligência Artificial serve para proceder coletas e exames rápidos em locais não acessíveis aos seres humanos ou, em casos de surtos epidêmicos, fazer verificações sem colocar vidas em risco.

Poderosos softwares, aliados à transmissão remota de dados em alta velocidade, podem ajudar a discernir e atuar mais rápido em casos de desastres naturais com vítimas ou ajudar em hospitais, fazendo análises complexas na busca por tratamentos.

Segurança

Na área de segurança, a Inteligência Artificial, em conjunto com drones de vigília, pode analisar potenciais ameaças e tomar decisões sobre como proceder, alertando autoridades ou empresas de segurança privadas. Graças a uma análise gigantesca de dados em nanosegundos, é possível identificar o perigo e ajudar com alertas precisos.

Construção e Infraestrutura

No setor de construção civil e infraestrutura urbana, as aplicabilidades de drone com inteligência são inúmeras. São capazes de acompanhar os serviços de construção de obra remotamente, analisando os dados para verificar o andamento desta, identificar falhas ou processos pouco eficientes, conseguem passar informações precisas e em tempo real, ajudam na construção de estruturas e de cidades inteligentes.

Não só isso, auxiliam na mobilidade urbana, dando informações sobre fluidez de tráfego, monitoramento de sinalização e de redes elétricas, facilitando que as falhas sejam rapidamente localizadas e consertadas.

Educação

O uso de drones com Inteligência Artificial na educação começou a ser uma realidade na China, embora tenha sido muito controverso. Isso porque foram utilizados para gravar, analisar e descobrir a presença ou ausência de alunos, além de suas feições para saber o que sentiam e como se relacionavam. Isso gerou uma intensa discussão sobre a privacidade.

No entanto, outros diversos avanços têm acontecido na área. A utilização dessas tecnologias em palestras, eventos científicos e por grandes companhias de pesquisa de ponta tem aumentado a eficiência e o tratamento de dados em tempo real.

Varejo e negócios

A Inteligência Artificial ampliou as capacidades de operacionalidade e precisão dos drones, permitindo que ocupassem postos de trabalho anteriormente típicos para seres humanos. Esses processos de automatização são velhos conhecidos das revoluções industriais, com consequências muito semelhantes de realocação de mão de obra e qualificação desta.

Agricultura

Com base em imagens e dados capturados por drones, a Inteligência Artificial cada vez mais tem auxiliado na eficácia dos meios de produção agrícola, com mais controle de pragas e valiosas informações sobre solo, clima e desenvolvimento do plantio. Esse monitoramento em tempo real tem sido responsável por um aumento considerável nas safras e melhor utilização das terras.

O uso de drone com Inteligência Artificial, afinal, é uma realidade presente em nossa sociedade. Cada vez mais, é um recurso que tem se barateado e feito imensa diferença. Logo, as empresas que não investem nessa área estão perdendo espaço para a concorrência.

Você pode ler agora mesmo o exemplo mais claro disso em nosso artigo sobre como o uso de drones pode aumentar a segurança da construção civil!