O Drone destacou-se rapidamente por sua versatilidade. Embora seja uma realidade em Grandes Empresas, que encontram nesta solução uma redução de custos e aumento da segurança operacional, boa parte do mercado ainda desconhece todas as possibilidades e benefícios desta tecnologia. Hoje vamos mostrar 5 resultados de inovação com drones obtidos por empresas que usam esta inovação a seu favor.

O Drone, também conhecido como RPA, UAV ou VANT (termo considerado obsoleto pela OACI), é uma tecnologia que vem incorporando inúmeros recursos e promovendo resultados conforme avança no mercado. Até setores mais rígidos, como de óleo e gás, como empresas offshore e onshore, ou na mineração e siderurgia, vem atualizando suas rotinas de inspeção, mapeamento, monitoramento, virtualização do ambiente e usufruindo da redução de custos, da agilidade e da segurança deste tipo de tecnologia. Por isso, confira hoje, 5 resultados obtidos em diferentes cenários.

*OACI: Organização da Aviação Civil Internaciconal

Inspeção de ativos offshore

A manutenção de ativos offshore feita de forma convencional, possui uma particularidade, sua produção precisa ser interrompida em inspeções e alguns procedimentos, o que implica em custo não planejado de milhões, pois deixam de produzir barris de petróleos durante a manutenção.

Em um estudo de caso realizado pela DR1, foi observado que durante o procedimento de inspeção com drones, o ativo não precisou ser desativado, pois ocorria vistoria à distância de 30 metros e com coleta detalhada de imagens. Além desta vantagem, o drone também realizava a inspeção em muito menos tempo e com muito mais precisão, se comparado com a método convencional. O resultado foi redução de custo e um retorno sobre o investimento expressivo, ao evitar uma parada do ativo.

Mapeamento em terrenos

A topografia convencional avançou muito em tecnologia nos últimos anos, e com a chegada dos drones esse processo chegou ainda mais longe. Isso porque há mais versatilidade e facilidade em realizar o procedimento.

O drone possui recursos que ajudam na coleta de dados para topografia, com uma precisão em centímetros, bem como um mapeamento mais rápido. A coleta das informações permite também que seja entregue um material mais completo a partir do processamento de dados.

Como resultado, o material entregue possui além da precisão, recursos como: planta digital, curvas de níveis, vetor do ambiente, dentre outros itens. O material é feito também em bem menos tempo, reduzindo meses de trabalho em dias.

Imagens aéreas

O uso de imagens aéreas com Drones foge de ser somente um Hobbie, com elas é possível entregar imagens únicas, coletá-las em tempo real e reduzir custos, dispensando o emprego de recursos onerosos como helicópteros para este tipo de serviço.

As imagens aéreas vêm sendo utilizadas em filmes, shows, novelas, noticiários, publicidade, vídeos Institucionais. No monitoramento de segurança e monitoramento ambiental. Na construção civil, acompanhando a evolução da obra etapa por etapa. Nas inspeções, desde as mais simples em telhados de galpões, de fachadas prediais até as mais complexas; realizadas em plantas industriais.

Seus resultados são percebidos através de redução de custos de um projeto, agilidade na captura e entrega de dados, detalhamento e qualidade do produto final; já que hoje estes Drones carregam câmeras de alta resolução capaz de entregar fotos super nítidas e vídeos em 4K. São imagens incríveis e únicas!

Espaço confinado

Muitos locais necessitam de inspeções em espaço confinado. Estas inspeções são complexas e devem seguir norma específica (NR33) que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências.

Esses locais de difícil acesso possuem um alto grau de periculosidade.

O Drone, hoje com um modelo específico para esse ambiente (ELIOS), consegue mitigar riscos ao substituir o uso de mão de obra humana para adentrar ao local e atua também com mais agilidade e precisão na inspeção.

Tal equipamento permite mapear o ambiente e gerar um material virtual para visualização 3D, o que facilita na Gestão do ativo; além de conseguir uma captura do detalhe da estrutura interna, identificando anomalias e posteriormente gerando relatórios com a classificação do grau de severidade da mesma.

Os resultados deste tipo de Inspeção com Drones internos, são a redução do tempo das inspeções em até 90%  e a diminuição dos custos ao dispensar montagem de andaimes e acesso por corda. E claro, além deste fator de redução de custos, o mais importante; redução de risco do trabalho humano nestes ambientes perigosos.

Uso de câmera térmica

O uso de câmera térmica é um dos tipos de recursos especiais que podem ser acopladas a um drone. Como resultado, pode-se conseguir informações importantes de ativos e estruturas, como em torres de energia, painéis solares, flare em plataforma offshore, dentre outros ativos em funcionamento, utilizando o Drone a uma distância segura e evitando a necessidade de paradas para Inspeções Preventivas.

As câmeras térmicas acopladas aos UAVs / RPAs entregam um resultado produtivo e de alta qualidade, sendo possível identificar através das diferenças de temperatura, possíveis sinais de vazamento e defeitos em ativos, identificação de curto-circuito/sobrecarga, superaquecimento, dentre outras aplicações nos mais variados setores, como no monitoramento de segurança, emergências (busca e salvamento), áreas de risco e/ou desastre ambiental, etc.

Enfim, um Drone com este tipo de câmera, está preparado para acessar locais de difícil acesso. Se você busca uma inspeção precisa, ágil e versátil. Esta é mais uma Solução DR1.

 

Siga o Grupo DR1 nas redes e fique por dentro do universo dos drones.