E aí! Acompanhando nossas novidades no Blog DR1?

O Grupo DR1 é referência no mercado brasileiro em Soluções com Drones. Atendendo os mais variados setores industriais, inúmeras foram às vezes em que se deparou com Desafios de Inovação. Durante estes 7 anos de atividade no mercado, buscando escutar seus clientes, apresenta soluções já consolidadas e realiza inúmeras provas de conceito validando processos e tecnologia no dia a dia das Grandes Empresas.

Hoje falaremos de uma das Soluções DR1 para o mercado brasileiro já muito utilizada e conhecida no exterior.

Gestão de estoque: presente e futuro

Qualquer operador ou gerente de armazém está ciente do esforço e dos recursos necessários para realizar um controle de estoque adequado.

Para garantir uma operação eficiente no armazém, os registros de estoque devem ser precisos. Para isso, as empresas precisam realizar verificações regulares de estoque à medida que ocorrem erros e estes precisam ser identificados o mais rápido possível para não comprometer a operação de coleta de pedidos.

Há uma série de maneiras que as empresas podem realizar essa contagem. Isso pode ser realizado por Equipe Interna própria ou terceirizada, mas uma coisa é certa; sempre causa grande mobilização de pessoal e excessivo tempo de parada dos armazéns.

Aqui vale uma consideração, se neste processo está envolvido trabalho em altura (NR35), a Empresa precisará cumprir uma série de protocolos e garantir a segurança do pessoal do armazém. Há quem use empilhadeiras, mas devem contar com todo um pacote de segurança. Mas para muitos, o correto são equipamentos especializados, como plataformas de trabalho elevadas.

Aumentar a frequência dessas contagens, uma necessidade na era do comércio eletrônico global e da entrega no mesmo dia, é importante – ainda mais com as demandas de compras on-line do COVID-19 – mas impraticável se feito manualmente.

A transformação digital dos armazéns – impulsionada por benefícios de segurança, custo e tempo – está em andamento em todo o mundo.

A tecnologia dos drones pode tornar o controle de estoque mais fácil, barato, rápido e, principalmente, mais eficiente.

Tecnologia de Monitoramento Remoto

A tecnologia vem trazendo importantes avanços ao setor de armazenagem e logística. Falaremos hoje das soluções de Inventário de Estoque com Drones.

Utilizando Drones com sensores de obstáculos e câmeras de alta resolução, estes equipamentos coletam dados de paletes e caixas e através da leitura de Barcodes ou QR Codes ou ainda por algoritmos próprios, identificando uma imagem, estes Drones conseguem converter estes dados em informações para Inventário de Estoque.

A introdução da tecnologia nos armazéns não só acelera o processo, mas também proporciona maior precisão, resultados em tempo real e, como resultado, fortalece a segurança dos dados e auxilia as empresas com a conformidade do processo.

Drones + Software + IA um conjunto capaz de digitalizar automaticamente códigos de barras frontais em paletes armazenadas em racks. As contagens ficam mais rápidas e precisam de menos horas de fechamento de corredores. As receitas são aprimoradas devido a menos faltas de estoque, paradas mais curtas e baixas de estoque. Lesões são reduzidas através de varreduras aéreas de locais de difícil acesso.

Seja para armazéns, centros de distribuição e instalações de carga aérea, tal solução é impulsionada não apenas pelo comércio eletrônico e cadeias de suprimentos de alta velocidade, mas também pela escassez de mão de obra qualificada e o desejo de aumentar a segurança do trabalhador e a demanda por dados de estoque mais fidedignos.  A relação custo-benefício das soluções de drones para gestão de inventário é uma realidade em Grandes Empresas pelo mundo.

Relatórios detalhados

Além de dados de localização para etiquetas de compartimentos e códigos de barras de paletes/caixas, o sistema garante que várias imagens sejam capturadas e arquivadas para cada local. Esses dados podem ser usados ​​manualmente pelas partes interessadas do armazém (para auditorias, contagens de segundos, etc.) – bem como por algoritmos para reconhecimento de objetos, detecção de slot vazio/cheio etc.

Estes dados coletados podem ser exibidos e arquivados no local, na nuvem ou no armazenamento de backup. Uma solução completa de automação de estoque.

Drones Armazéns e Logística

operador se preparando para o silo

Qual o impacto desses dispositivos na cadeia de suprimentos?

A logística é provavelmente um dos setores que mais podem se beneficiar com o uso de drones para armazéns.

Imagine um drone voando pelas instalações de forma independente, graças aos seus sensores de obstáculos e sistema de geolocalização interna. O drone se move dentro da instalação de acordo com um plano de voo e rota predefinidos escaneando Códigos de Barras, QR Codes, etiquetas. Uma vez em voo, as câmeras dos drones capturam as informações nas etiquetas de cada unidade de carga para controlar o estoque.

O trabalho de rastrear e ler os rótulos dos produtos armazenados de nada serviria se os dados não fossem transferidos para um WMS para serem transformados em informação. A integração de um drone de armazém com o WMS é mais ou menos a mesma que com qualquer sistema de comunicação por radiofrequência ou RFID ou outro elemento automatizado em uma instalação.

Para que a gestão de estoque com drone seja 100% eficaz, é imprescindível a implementação de um WMS. Com as informações recebidas pelo drone, o WMS terá um instantâneo mais confiável do estoque real na instalação. Como resultado, as operações de WMS — alocação de armazéns, rastreabilidade de produtos, etc. — também serão mais precisas.

Enfim, as rotinas de controle de estoque com custos altos, grandes paradas e riscos ao trabalhado estão cada vez mais com os dias contados. Esses drones autônomos podem acessar facilmente mercadorias localizadas em racks de baias altas, que estão fora da linha direta de visão dos operadores, sua autonomia pode ser facilmente gerida com tecnologias de recarga ou mesmo Drones cabeados e traz uma grande confiabilidade dos dados coletados. E aqui cabe uma menção a Indústria 5.0. Obviamente este processo com Drones é uma automação de processos, mas a preocupação dessa nova indústria será integrar, reaproveitar, requalificar sua cadeia de colaboradores para uma tendência sem volta. O Homem e a Máquina voltam a se encontrar.