Inspeções Visuais, Inspeções Termográficas e Inspeções Ultrassônicas com Drones são formas de END (Ensaio Não Destrutivo). O Drone cumpre com perfeição a missão de fornecer uma Inspeção Visual muito mais clara e confiável, além da Inspeção Termográfica e de Medição de Espessura; facilitando a análise estrutural dos Ativos.

Por isso, mostraremos nessa matéria, como realizar o processo de ensaio não destrutivo com drones. Confira abaixo.

O que é ensaio não destrutivo?

Segundo definição da Abendi:

“Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. ”

E ainda:

“ Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas. ”

As principais técnicas de Ensaios Não Destrutivos (END) são:

Correntes Parasitas

Emissão Acústica

Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia

Ensaio Visual

Estanqueidade

Líquido Penetrante

Partículas Magnéticas

Ultrassom

Termografia

Quais as vantagens da utilização dos Drones nestes tipos de Inspeção END? Trabalho em Altura e Áreas de Difícil Acesso, Espaço confinado facilitados.

Os Drones podem carregar câmeras de alta resolução e zoom, câmeras térmicas, sensores de medição de espessura e alguns deles contam com sistemas de iluminação próprio, quando em ambientes escuros, confinados; capazes de detectar defeitos na estrutura do ativo, muitas vezes imperceptível ao um olhar humano não bem treinado ou mesmo em áreas mais inacessíveis. Na maioria das vezes, estas Inspeções | Ensaios Visuais precisam ser realizados em situações de Trabalho em Altura (NR35) ou Espaço Confinado (NR33), o que gera uma carga de trabalho ainda maior e demanda mais atenção ao trabalhador, prejudicando muitas vezes o foco apenas na Inspeção Visual.

Quando falamos em medição de espessura em altura, os Drones também executam com agilidade e perfeição estes trabalhos de END ultrassônico. O Drone consegue realizar uma tarefa antes complexa, pela necessidade de uma Equipe de Cordas ou montagem de andaimes, de forma muita mais ágil e sem riscos, aumentando o grau de confiabilidade dos dados coletados.

Contratar o Serviço ou Ter equipamento Próprio?

Empresas especializadas em operação com drones, como o Grupo DR1, possuem todo esse leque de opções de equipamentos de ENDs com Drones.  E o mais importante, possui equipe técnica especializada definindo o melhor planejamento para cada escopo de trabalho de Inspeção de Ativos, documentação e demais condicionantes para uma operação aérea segura e aspectos ligados a segurança do trabalho.  Vale lembrar que o Drone para uso comercial não pode levantar voo sem a documentação devida. O Grupo DR1 realiza treinamento constante para sua Equipe e em casos de Empresas com frota própria, estende sua expertise num formato de consultoria especializada,  realizando a formação de Equipes com treinamentos específicos e constantes, além de um Programa de Gestão de Frota.

Caberá sempre ao cliente definir na ponta do lápis e num agregado de responsabilidades ligadas a operação com Drones, a opção por ter equipe e equipamentos próprios ou optar pela contratação de um Prestador de Serviço Especializado.

A DR1 atende todos os requisitos, especificações e exigências do mercado, sendo uma das únicas empresas do Brasil e do Mundo, com certificação de Especialista Externo de Inspeção com RPAS/drones pela Classificadora ABS e com aprovação de operação da SHELL (única da América Latina).

Tendo como principal foco os mercados de Óleo e Gás, Mineração e Portuário, o Grupo possui vasta experiência em soluções inovadoras de levantamento planialtimétrico, inspeção visual e Termográfica, Ensaio não Destrutivo, Inspeção em Espaço Confinado e aferição de estoque.

A DR1 em números:

  • +1.000 operações em sua história
  • +130 inspeções offshore somente entre 2018 e 2021.
  • + de 6.000 horas de voo em operações
  • ZERO acidentes

Sobre nosso ensaio não destrutivo com drones

O Grupo DR1 conta com uma equipe multidisciplinar para a prestação do serviço de inspeção composto por uma fase de pré-survey (inspeção inicial) com a utilização de um piloto treinado e um inspetor certificado, equipados com um RPAS/drone especifico para realização de trabalhos de inspeção. Após a fase de pré-survey e o Laudo de Inspeção Visual, se for identificada a necessidade da aplicação de algum outro Ensaio Não Destrutivo (END), a DR1 envia sua equipe de inspetores IRATA experientes para dar seguimentos a inspeção e entregar o laudo final.

Caso queira saber mais sobre nossas soluções, entre em contato através do site.

Caso queira saber mais, acesse essa materia que sobre o assunto clicando aqui.

O drone vai substituir o método tradicional? Não, mas hoje em dia, dentre as possibilidades de ENDs; Inspeções Visuais, Termográficas e Ultrassónicas podem ser realizadas com a tecnologia dos Drones, melhorando e dando agilidade aos processos já existentes.