O que antes era feito com muito custo ou então levava semanas para execução completa e de qualidade, hoje já é uma realidade em termos de facilidade nos processos.Estamos falando do uso de drones na construção civil. Sim, as filmagens aéreas não são apenas para serem usadas como um modelo diferente de fotografia, elas já são realidade entre as empresas de engenharia.

Seu uso vem sendo adaptado para diferentes segmentos e formatos, e hoje vamos mostrar as 5 melhores maneiras de usar o drone a favor da sua empresa. Continue a leitura!

1. Aerofotogrametria (mapeamento topográfico)

Drone para topografia uso de drones
Ortomosaico entregue

A maneira mais rápida e, talvez, a de menor custo no trabalho do topógrafo, quando se trata de imagens aéreas na construção civil, é o uso de drones. Tanto pela facilidade na coleta de dados e informações quanto no custo de aluguel do equipamento, por exemplo.

Com as imagens de alta qualidade que são captadas através dos equipamentos é possível transformá-las em mapas digitais como o ortomosaico, um dos mais requisitados por esse tipo de profissional, como coleta de materiais para pré-projetos, por exemplo.

Além do ortomosaico, as imagens aéreas feitas por drones são capazes de transformar em modelos digitais terrenos, delimitação do terreno e superfícies.

2. Acompanhamento da obra

contrate empresa de drones uso de drones

A facilidade desse tipo de serviço é uma valorização do trabalho de toda a equipe de engenharia, já que com o uso de drones não é preciso percorrer todo o terreno para o acompanhamento de uma obra, tudo pode ser feito de um lugar acessando as informações remotamente.

Com esse acompanhamento diferenciado é possível ter informações com mais precisão, já que podem ser feitos voos periódicos e ter dados de área, desnível ou andamento do projeto sempre que precisar.

Sem contar que você pode incluir as imagens e deixar seus clientes informados sobre o andamento da obra, uma forma de mostrar a qualidade da empresa e deixá-los seguros quanto ao investimento.

3. Inspeção estrutural

uso de drone

Fazendo parte do acompanhamento da obra, a inspeção estrutural pode ser feita com mais precisão através do uso de drones, podendo corrigir um erro assim que identificado pelas inspeções periódicas, por exemplo.

Em vez de contratar uma empresa com todo equipamento de guindaste e ainda os profissionais para fazer a inspeção, você pode apenas incluir esse mesmo serviço na contratação de uma de drones, por exemplo.

Além da economia em dinheiro, a construtora ainda economiza com profissionais e em segurança, já que não vai precisar contar com alguém fisicamente lá no alto da estrutura.

4. Cálculo de volume

Sempre pensando na facilidade em obter dados e tornar o trabalho da construtora o mais eficaz possível, o uso de drones na volumetria é uma ótima alternativa, já que em pouco tempo é possível ter referências de todo o volume e estoque de material.

Esse tipo de serviço é muito utilizado junto às construtoras, principalmente as que possuem suas próprias pedreiras, podendo assim ter mais controle do negócio.

5. Produção de imagens e vídeos para marketing e vendas

Rock-in-rio-vista-aerea uso de drones
Vista Aérea tirada no Rock-in-Rio. Rio de Janeiro

Em seu principal ponto de uso, o marketing não poderia ficar de fora das aplicações do uso de drones. Fotografias aéreas em alta definição podem acompanhar toda a atividade da construtora, alimentando vídeos institucionais e de vendas que a marca pode apresentar para seus clientes como um diferencial.

Com a praticidade do equipamento é possível captar imagens e vídeos de vários ângulos, sempre valorizando o trabalho da construtora.

Em todos os itens listados é importante ficar atento de que forma vai acontecer a produção.

Como, em sua maioria, são coletas de dados e informações, a forma de disponibilizar isso depois é a garantia de que o serviço foi bem feito, para isso contrate uma empresa de qualidade, certificada, com experiência e bons profissionais, para não colocar em risco o seu projeto.

Gostou das dicas sobre o uso de drones? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as nossas redes sociais e experiências que o Grupo DR1 pode oferecer!